O passado, a base e fundamento de todo o nosso eu presente, aquilo que nos influenciou e moldou para sermos aquilo que somos hoje. Tal como toda a nossa vivencia e passado nos levou a tornar-nos algo, também o passado de um OC tem influência nas suas ações e eu futuro. A não ser que a tua personagem seja um bebé, ele ou ela deveriam ter uma história passada, já que permite situar a personagem na história em si e pode tornar-se de facto útil no teu processo criativo.
Deves dispensar o tempo necessário a cria-lo, sem pressas, o passado do teu personagem é o que lhe dará a profundidade e essência da qual poderás tirar pontos que te permitiram enriquecer o enredo! Backstories criadas às três pancadas não só não ajudam, como pioram.
Take your time, my creative friend!
1. Que fiz eu para merecer isto?!
Uma das principais razões pela qual muitas personagens são associadas ao termo Mary Sue está relacionado com o que pensamos ser o melhor para a vida passada do personagem antes do periodo efetivamente relacionado com a história.
Muitos jovens criadores tendem a pensar que quanto mais compaixão o leitor tiver para com a OC, mais esta será apreciada aos seus olhos, no entanto será esta uma boa desculpa para despejar toda uma tragédia em cima do passado das nossas personagens? Não penses nisto como uma regra que tens de seguir, usa a tua criatividade e cria aquilo que te deixa de facto orgulhoso, mas sempre sem esquecer na forma como irá afetar e de que pode haver melhores caminhos do que uma tragédia grega!
Make sure it makes sense!
Mas já que estamos a falar de tanta tragédia, vamos listar alguns exemplos:
» Violação;
» Violência;
» Abandono;
» Pobreza;
» Adoção (ou melhor a descoberta da adoção);
» Rapto;
» Escravatura;
» Qualquer outro tipo de abuso;
» Experienciar o divórcio dos pais ou o próprio;
» Perder alguem próximo ou assistir à sua morte;
» Amnésia, o que só por si não é desculpa para não fazer o passado do OC;
» Viver uma vida que odeia.Agora pergunto-vos, será que é justo o vosso OC passar por tanto? Será necessário? Alguém realmente passa por tanto mal? A não ser que consigas fazer uma pesquisa intensa sobre o tópico ou matéria central do passado do vosso personagem e torna-la minimamente realista tem cuidado ao usá-la.
Outro erro muito comum é usar o passado do personagem como justificação para cada reação ou ação que pratiquem, isto acontece muitas vezes com a criação de vilões, agem de formas vis e cruéis devido a algo que os incentivou a tal, no entanto não te esqueças, nem todo o passado é completamente mau, existem momentos bons e infelizmente outros que são o oposto e, a não ser que a vida da tua OC não tenha de facto prestado, tenta dar-lhe um passado consistente e realista.
Lembra-te, és livre de dar às tuas personagens a história que assim desejares, não uses este guia como livro de regras, mas sim como linhas orientadoras que podes usar para te levar mais além! Keep doing your best!
VOCÊ ESTÁ LENDO
help! I created a Mary Sue!
Nonfiksi[ Guia para criar uma OC ] Problemas na criação da tua OC (original character)? Farta de personagens clichê e sem essência? Cansada da tua OC ser tratada como uma Mary Sue? Well say no more, tenho a solução para ti! Muitas vezes no processo de escri...