Diferentes tipos de Ansiedade

130 1 0
                                    

Há vários tipos de ansiedade...
agora vamos abordar os tipos mais comuns:

1- Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

É um tipo de ansiedade intensa e permanente que interfere nas atividades diárias. Com sintomas semelhantes ao Síndrome do Pânico e do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).

Seus princípios sintomas são:
•Dores nas costas;
•Hipervigilância, inquietação ou irritabilidade no comportamento;
•Fadiga, tontura ou suor no corpo todo;
•Dificuldade em adormecer ou pesadelos;
•Falta de concentração ou pensamentos indesejados;
•Sofrimento emocional ou ataque de pânico;
•Ansiedade severa ou medo;
•Preocupação excessiva, boca seca, dor de cabeça;
•Falta de ar, náusea, palpitações, repetição incessante de pensamentos ou tremedeira.

2- Mutismo Seletivo

O Mutismo Seletivo (MS) é um transtorno de ansiedade infantil que caracteriza-se pela dificuldade de um indivíduo se comunicar verbalmente em determinadas situações sociais. Apesar de parecer com um comportamento de timidez, o transtorno envolve muito mais do que apenas não se sentir à vontade em falar com pessoas e não representa uma recusa intencional de articular palavras. Os sintomas e as condições coexistentes podem variar de acordo com a singularidade de cada um, mas tendem a gerar sofrimento ao indivíduo e aqueles à sua volta. Apesar de poder ser percebido ainda na infância, o Mutismo Seletivo pode se estender pela adolescência e pela vida adulta sem ser de fato diagnosticado. Opções de tratamento existem e podem ser muito efetivos, principalmente quando abrangem acompanhamento profissional multidisciplinar e o apoio da família.

3- Transtorno do Pânico

Transtorno do pânico (TP) é caracterizado por crises de ansiedade repentina e intensa com forte sensação de medo ou mal-estar, acompanhadas de sintomas físicos.
•Seus principais sintomas são:

•Sensação de perigo iminente.
•Medo de perder o controle.
•Medo da morte ou de uma tragédia iminente.
•Sentimentos de indiferença.
•Sensação de estar fora da realidade.
•Dormência e formigamento nas mãos, nos pés ou no rosto.
•Palpitações, ritmo cardíaco acelerado e taquicardia.
•Sudorese.
•Tremores
•Dificuldade para respirar, falta de ar e sufocamento
•Hiperventilação
•Calafrios
•Ondas de calor
•Náusea
•Dor abdominal
•Dores no peito e desconforto
•Dor de cabeça
•Tontura
•Desmaio
•Sensação de estar com a garganta fechanda
•Dificuldade para engolir

Pode surgir/ser desencadeada por alguns fatores considerados de risco, como:

•Situações de estresse extremo
•Morte ou adoecimento de uma pessoa próxima
•Mudanças radicais ocorridas na vida
•Histórico de abuso sexual durante a infância
•Ter passado por alguma experiência traumática, como um acidente.
(E ocorre mais em mulheres.)

4- Transtorno Estress Pós-Traumático

Distúrbio caracterizado pela dificuldade em se recuperar depois de vivenciar ou testemunhar um acontecimento assustador.

*Seus principais sintomas são:
•Pesadelos ou lembranças repentinas (flashbacks), fuga de situações que relembrem o trauma, reações exageradas a estímulos, ansiedade e humor deprimido.
•O ataque de pânico, culpa, descontentamento geral, desesperança, nervosismo, perda de interesse, perda de interesse ou prazer nas atividades, raiva, solidão ou sofrimento emocional,
agitação, agressão, automutilação, comportamento autodestrutivo, gritos, hipervigilância, hostilidade, irritabilidade ou isolamento social, alucinação, ansiedade severa, depressão, flashback, medo ou desconfiança, insônia, pesadelos, privação de sono ou terror noturno, estresse agudo ou perda de consciência, pensamentos indesejados ou pensamentos suicidas, desapego emocional, dor de cabeça ou falta de resposta emocional.

5- Fobia Social (Sociofobia/Ansiedade Social)

Doença mental crônica em que as interações sociais causam uma ansiedade irracional.
Para as pessoas com transtorno de ansiedade social, as interações sociais cotidianas causam ansiedade irracional, medo, autoconsciência e constrangimento.

Os sintomas são: medo excessivo de situações em que a pessoa possa ser julgada, preocupação com constrangimento ou humilhação ou receio de estar ofendendo alguém, depressão ou medo, ansiedade, isolamento social, palpitações ou suor.

6- Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

Pensamentos excessivos (obsessões) que levam a comportamentos repetitivos (compulsões). É caracterizado por pensamentos e medos irracionais (obsessões) que levam a comportamentos compulsivos.
O TOC costuma se concentrar em temas como o medo de germes ou a necessidade de organizar os objetos de uma maneira específica. Os sintomas geralmente começam de modo gradual e variam ao longo da vida.

Seus pricipais sintomas:
comportamento compulsivo, comportamento ritualístico, movimentos repetitivos, repetição persistente de palavras ou ações, acumulação compulsiva, agitação, hiperatividade, hipervigilância, impulsividade, isolamento social, repetição sem sentido das próprias palavras ou vício comportamental, ansiedade, apreensão, ataque de pânico, culpa ou descontentamento geral, medo, depressão, narcisismo ou obsessões sexuais, aversão a alimentos, pensamento acelerado, pesadelos ou repetição incessante de pensamentos.

7- Fobias Específicas:

São caracterizadas pelo medo intenso e pavor, muitas vezes paralisante, de determinadas situações, altamente específicas, ainda que a situação desencadeante seja inofensiva e o medo pareça irracional.

Seus principais sintomas são: sentimento de pânico incontrolável, terror ou temor em relação a uma situação de pouco ou nenhum perigo real. Sensação de que você deve fazer todo o possível para evitar uma situação, algo ou alguém que você teme.

8- Transtorno de Ansiedade Por Separação:

Distúrbio em que uma criança fica excessivamente ansiosa quando separada dos pais.

*Sintomas:
As crianças ficam particularmente propensas à ansiedade de separação durante períodos de estresse.
Distúrbio em que uma criança fica excessivamente ansiosa quando separada dos pais.
As crianças ficam particularmente propensas à ansiedade de separação durante períodos de estresse.

QUERIDA MENTE - Eu & Ansiedade Vol.1Onde histórias criam vida. Descubra agora