literatura - Pepetela Mayombe

27 3 0
                                    


Literatura - Mayombé


- A história de um pequeno grupo de guerrilheiros que lutam pela independência de Angola diante de seu colonizador (Portugal) surge de forma desromantizada nesta narrativa.

- O autor angolano Pepetela, pseudônimo para Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos

,- Na década de 1960, começou a cursar engenharia, mudou para letras, mas acabou se decidindo pela política e passou a integrar o MPLA 

– Movimento Popular para a Libertação de Angola, um dos vários movimentos que lutavam pela independência do país, então uma colônia de Portugal.

- A luta pela independência de Angola se estendeu de 1961 a 1974, tempo suficiente para que Pepetela reunisse inúmeras experiências de guerrilha. 

- Todos os guerrilheiros são chamados por codinomes, que fazem alusão à função de cada um dentro do grupo. 

-Pepetela desconstrói a imagem romantizada do MPLA. 

- O autor do livro ressalta a dificuldade dos guerrilheiros, enfatizando as diferenças e as rivalidades entre as tribos. 

-Mayombe, nome de uma região da África

- Sem Medo (comandante), Comissário Político, Chefe das Operações, Teoria (professor), Lutamos, Milagre, Mundo Novo, André e Ondina (estes dois últimos surgem como exceção ao serem chamados pelo nome)

- Teoria, por ser mestiço (filho de mãe angolana e pai português), é vítima de preconceito e desconfianças dentro do grupo.

- Mesmo que Teoria lute junto aos seus companheiros, sempre é alvo de críticas de caráter racial. Sua tarefa dentro do grupo era a de ensinar.

 -Cada personagens luta a seu modo por seus ideais de libertação. Em meio a isso, vimos uma Angola despedaçada e sem unidade.

 - Tudo começou com a partilha da África por interesses Europeus numa conferência de Berlim em 1884-1885.

- O intuito principal era lutar com os exploradores, que estavam retirando madeira da região, e preparar uma emboscada para atacar o exército colonial.

- começamos a notar algumas divergências entre as ideias do Comissário e do Comandante. Isso deixou alguns guerrilheiros preocupados com o foco da operação. Por fim, eles se entenderam.

- O terceiro capítulo recebe o nome da noiva do Comissário: "Ondina". O relacionamento deles era complicado. Ela era professora e lecionava na cidade de Dolisie. Ambos fingiam ter atração e prazer sexual pelo outro.

- André foi pego com Ondina, a noiva do Comissário.

-Interessante notar que Ondina é a personagem que não tem voz na narrativa de Pepetela, o que reflete a crítica para a desigualdade de gênero na luta instaurada em Angola por libertação e justiça.

- No quarto capítulo, intitulado "A Surucucu", é revelado o suposto ataque dos tugas à base de guerrilheiros e o planejamento do contra-ataque.

- No quinto capítulo, "A Amoreira", Mundo Novo foi nomeado chefe em Dolisie. O Comandante Sem Medo recebeu a notícia de que seria transferido para leste. O Comissário ficou encarregado de chefiar o ataque aos Tugas no Pau Caído.

- O nome "A Amoreira" faz referência a um dos pensamentos de Sem Medo antes de morrer, que comparou seu tronco único com os homens.


-  https://www.youtube.com/watch?v=w6-D8rLRoLg

Enem/ Fuvest/ ComvestOnde histórias criam vida. Descubra agora