literatura - nove noites bernardo carvalho

101 5 0
                                    


nove noites bernardo carvalho


-Este é um livro de ficção, embora esteja baseado em fatos, experiências e pessoas reais. É uma combinação de memória e imaginação 

– como todo romance, em maior ou menor grau, de forma mais ou menos direto

-uma escrita que se apóia numa obsessão investigativa, na tentativa de averiguar fatos ocultos, na busca incessante pela verdade. 

-O principal assunto do livro refere-se a um fato real: o suicídio do antropólogo americano Buell Quain, entre os índios Krahôs, sitauda no tocantins em 1939, no Brasil. A história trágica desse promissor antropólogo, perdida nos anos e na memória, torna-se o ponto de partida da narrativa de Bernardo Carvalho.

 - No meio da floresta, Quain, sem motivos aparentes, retalhou-se e enforcou-se na frente de dois índios horrorizados que o acompanhavam na volta para a cidade da Carolina.

-No fim dos anos 60, um menino de seis anos de idade, contrariado, frequenta a região do Xingu, onde o pai comprou uma fazenda. Mais de 30 anos depois, o menino se transformou num escritor empenhado em reconstruir a trajetória de Quain e, por conseqüência, passagens da própria infância.

-A obsessão pelo suicídio do antropólogo no Xingu revela um trauma do próprio narrador, que teria convivido na infância com os índios: a representação do inferno (...) fica no Xingu da minha infância (p. 60). Na busca de dados sobre Quain, o narrador volta ao Xingu para ouvir o que os índios lembram do Quain.

-Mas não consegue nenhuma informação, e em troca é ele quem lembra da infância, quando acompanhava o pai nas viagens pelas suas fazendas de Mato Grosso e Goiás.

-A narração é feita a partir de dois narradores com diferentes pontos de vista. O primeiro é Manoel Perna, um engenheiro local com o qual o protagonista manteve certa amizade (relação amorosa casual) e algumas confidências.

 -O segundo é um jornalista que investiga extra-oficialmente o caso, no intuito de escrever um livro. Sua identidade não é revelada e alguns interpretam como o próprio Bernardo, embora não seja oficial.

-É interessante notar que os personagens circulam não apenas pelos ambientes físicos, mas sobretudo nos espaços das suas memórias.

-O leitor nunca sabe exatamente onde está pisando, é guiado por entrevistas com pessoas que viveram com Quain, arquivos públicos e memórias deixadas em cartas escritas pelo suicida e por um seu amigo, com quem partilhou nove noites de revelações.

-Nove Noites também é um excelente exemplo dos impactos do choque cultural e dos traumas deixados nas vidas das pessoas. 

-Os 2 narradores não se relacionam diretamente, mas ambos deixam marcas de influências pessoais: traumas em relação à morte, à perda dos pais e afastamento de amizades devido às viagens, etc.

-https://beduka.com/blog/materias/literatura/resumo-do-livro-nove-noites/


-https://www.passeiweb.com/estudos/livros/nove_noites/

Enem/ Fuvest/ ComvestOnde histórias criam vida. Descubra agora