-A quarta-feira de cinza marca o início da quaresma. Padre Antônio Vieira vivia em Roma no ano de 1670 e foi designado a proferir uma missa para celebrar a data.
-O período histórico é denominado Barroco e traduz as mudanças sócio-políticas do século XVII
-época em que os valores comungados pela idade médio e seu teocentrismo tentam suplantar o avanço do homem renascentista, pagão e científico
-Todos os três sermões possuem o mesmo tema: a arte de morrer bem.
- O PRIMEIRO SERMÃO (1672)-Pregado em Roma na Igreja de Santo Antônio dos Portugueses (1672)
- Focaliza o que se expõe em Gênese 3, 19: em vida somos pó e ao pó retornaremos.
- sendo pó os homens são todos iguais, não importa seus bens em vida, pois todos retornarão ao estado de pó
- A palavra Deus só se posiciona no tempo presente: Deus é. O homem, no entanto possui caráter transitório: foi, é e será
-Assim, a vida humana se torna circular porque o início e o fim são idênticos
- não adianta um cidadão carregado de ouro e vaidade se no final da vida retornará ao seu estado original e não levará nada de material
- Vieira propõe, então, uma diminuição da vaidade para que a vida pudesse ser conduzida ao sucesso,
-Assim, este primeiro sermão trata de criar um modelo de comportamento baseado na reflexão entre passado e futuro. Ele cria uma espécie de limite das coisas humanas.
-o homem deve ter medo não de perder a vida, mas de obter uma eternidade que não pudesse ser prazerosa. É condição de existência eterna, uma vida breve, mas de excelência. Assim, o medo maior é ser conduzido a uma imortalidade que fosse sinônimo de condenação dos atos que o ser teve em vida.
- Padre Vieira cria uma espécie de Existencialismo dentro da doutrina cristão: o homem é responsável por suas escolhas e são elas que definem sua essência.
O SEGUNDO SERMÃO (1673)- Pregado em Roma na Igreja de Santo Antônio dos Portugueses (1673)
-Vieira cria uma variação do tema do sermão do anterior. Neste, o pó de hoje pode ser o remédio para o futuro. Isso porque dado o fato de o homem não poder fugir da morte, o melhor é aceita-la.
-a perspectiva de aceitação, já que todos morrerão, é melhor aceitar a morte e não se apegar a vida, pois isso se configuraria vanitas (vaidade), o que prejudicaria a eternidade.
- Aceitar o desencarne seria refletir sobre sua conduta; morrer em vida seria abrir mão de todo o comportamento que pudesse barrar a felicidade de uma vida eterna, pautada numa vida encarnada sem erros.
-O TERCEIRO SERMÃO - Para ser pregado na capela real
- Em vida, a morte aceita pelo homem evitaria uma pós-vida em desarmonia.
-Enquanto a humanidade ama a vida, ele propõe que se deve amar a morte.
-Este seria um pré-requisito para se obter uma passagem ao transcendente sem percalços.
-a morte, se bem adquirida, pode afastar o homem do ócio, pode descansar o homem de seus trabalhos e misérias e aliviar os perigos da vida
-Para ele, o homem deve estar em constante guerra com seus apetites a fim de se curar dos males existentes somente neste mundo.
- A "indiferença", então, seria o passo necessário para a impecabilidade, a santificação do sujeito. Assim, diante dessa possibilidade, a morte é vista como a possibilidade de livrar o homem dos males a que ele está sujeito.
-Podemos observar no Sermão características do Barroco, como a dualidade: "O homem não é uma só substância, como o anjo, mas composto de duas totalmente opostas, corpo e alma, carne e espírito" e reflete o constante conflito do homem em relação aos prazeres da vida.
- diferença dos sermões
- 1° sermão, a morte livra das penas eternas em relação as faltas cometidas em vida, a morte seria uma rendição, e é a base de toda consciência cristã movida pelo temor
- 2° sermão, a morte livra do transe terrível da ultima hora, é um alivio pra quem sofre e é uma especie de entidade que causa terror no homem causando mudança de comportamento
- 3° sermão, é vista como remédio que cura todos os males, e deve ser principal objeto de desejo do homem, deve suplantar todos os outros desejos e apetites mundanos
-https://www.youtube.com/watch?v=OpXQWUXEelI
VOCÊ ESTÁ LENDO
Enem/ Fuvest/ Comvest
Randomresumo gratuito dos meus estudos pra quem precisar, espero que isso ajude alguém um dia. Bônus; vocabulário e frases em inglês Interajam comigo, me mandem dicas de vocês, coloquem aí as suas redações, eu avalio redações por 2 reais gente. Escrito p...