Sócrates, Platão e Aristóteles
- Socrates buscava verdades morais
-Para Sócrates, o homem é o objeto da filosofia, mas considerado não como os sofistas, o homem exterior, o que fala bem etc... Ao contrário, interessa a Sócrates, o homem interior, a análise de seus defeitos e virtudes.
- A ética socrática se baseia na noção de Arete, virtude
-Sócrates é julgado e condenado a beber cicuta. Aceita, entretanto, a morte com grande serenidade e seus últimos instantes são consumados em conversa com seus discípulos.
-De Sócrates não nos chegou uma só linha escrita por sua mão. Só conhecemos suas ideias através de outros filósofos, principalmente de seus discípulos Xenofonte e Platão.
- alegoria da caverna de Platão, e epistemológico (buscar conhecimento) e politico
- Platão – Descendente de família nobre, Platão nasceu em Atenas em 427 a.C. e morreu em 347 a.C.
- Platão acreditava na imortalidade da alma e na sua transmigração através de diversos corpos. Por isso, dizia que – aprender, outra coisa não é senão recordar.
-Politicamente, Platão era aristocrata, isto é, queria o governo dos melhores, o Estado governado pelos filósofos.
- Aristóteles, a felicidade é fruto do exercício da razão e virtudes morais, sem meios termos
-Aristóteles – Nasceu em Estagira, no ano 384 a.C. Seu pai, Nicômaco, era médico do Rei Amintas II da Macedônia.
-Em 343 a.C. foi encarregado por Felipe II de educar seu filho Alexandre, então com 13 anos apenas.
-Aristóteles escreveu duas espécies de livros: exotéricos, para o grande público e, esotéricos para uso exclusivo de seus discípulos.
- Aristóteles é, em primeiro lugar, o criador da Lógica que até hoje nos ensina a bem raciocinar. É também o criador da ciência como a entendemos modernamente. Se em Platão, a Filosofia encontra os seus alicerces é em Aristóteles que repousa a Ciência.
- silogismo, a conclusão é sempre resultado das premissas, é uma síntese das deduções, a conclusão dos raciocínios é sempre resultado do raciocínio
Os sofistas;
- sábios que mantinham a arte oratória durante a Grécia antiga
- cidadão atenienses que iam para a ágora ensinar sobre politica, ensinar sobre debates
- Aretê = excelência
- erística= técnica do convencimento
- não existe a verdade, ela era relativa, o importante era vencer o debate dentro da ágora
-'' o homem e a medida de todas as coisas, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são''
- não existe uma verdade, existe uma relativização na vida
origem das ideias vistas por Platão e Aristóteles;
-A primeira forma de explicar a origem das idéias foi elaborada por Platão, o Inatismo; a segunda forma foi elaborada por Aristóteles, o Realismo que mais tarde seus princípios serviram de base para o Empirismo.
-Inatismo, nascemos como princípios racionais e idéias inatas, A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligível, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.Quando nós nascemos no mundo conhecidos por todos, o mundo em que vivemos, denominado por Platão como mundo sensível nós já temos as idéias formuladas em nossas mentes mas muito guardadas que para serem utilizadas é necessário "relembrar" as idéias já conhecidas através do mundo inteligível.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Enem/ Fuvest/ Comvest
Randomresumo gratuito dos meus estudos pra quem precisar, espero que isso ajude alguém um dia. Bônus; vocabulário e frases em inglês Interajam comigo, me mandem dicas de vocês, coloquem aí as suas redações, eu avalio redações por 2 reais gente. Escrito p...