Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles
- Inspirada por uma visita a Ouro Preto
- que evoca a luta pela liberdade no Brasil do século XVIII e incorpora elementos dramáticos, épicos e líricos
-, há 85 romances, além de outros poemas
-há um retrato da sociedade de Minas Gerais do século XVIII, principalmente dos personagens envolvidos na Inconfidência Mineira, abortada pela traição de Joaquim Silvério dos Reis, o que culminou na execução de Tiradentes.
-A descoberta do ouro, o início de uma nova configuração social com a chegada dos mineradores e toda a estrutura formada para atendê-los, os costumes, os "causos", como o da donzela morta por uma punhalada desferida pelo próprio pai (Romance IV), ou os cantos dos negros nas catas (VII), o folclore, a história do contratador João Fernandes e de sua amante Chica da Silva e o alerta sobre a traição do Conde de Valadares (XIII a XIX).
-Em uma "Fala inicial", o narrador, assumindo a primeira pessoa, manifesta a sensação imperativa de tornar pública a revolta que toma conta da colônia, o que funciona como justificativa para a própria obra. A partir daí, a história narrada é dividida em "Cenários", obedecendo à ordem cronológica dos acontecimentos.
-O segundo Cenário é a cidade de Vila Rica. Esta parte retrata a vida local: a bucólica e pacífica poesia dos árcades convive com o crescimento do espírito de rebelião, que envolve um número cada vez maior de colonos. Surge o herói Tiradentes, o "animoso alferes", e, ao mesmo tempo, aquele que viria a ser o traidor, Joaquim Silvério dos Reis.
- A partir do Romance XXIV, a insatisfação, a revolta contra a corte portuguesa é explicitada com a confecção de uma bandeira (Libertas quae sera tamen).
-Os romances finais falam do poeta Alvarenga Peixoto, sua esposa, Bárbara Eliodora, e sua filha, Maria Ifigênia (LXXV a LXXX); o retrato de Marília idosa; lamentos pela calamidade mineira; e a loucura e morte de D. Maria I (LXXXII e LXXXIII).
-A obra é concluída com a "Fala aos Inconfidentes Mortos".
-"Romanceiro da Inconfidência" caracteriza- se como uma obra lírica, de reflexão, mas com um contexto épico, narrativo,
- Em 1789, inspirados pelas ideias iluministas europeias e pela independência dos Estados Unidos, alguns homens tentam organizar um movimento para libertar a colônia brasileira de sua metrópole portuguesa.
-obra é um "romanceiro", tipo de poema de origem medieval, de caráter narrativo, e que se propõe a narrar fatos heroicos ligados a um determinado povo
- Cecília Meireles trabalha com versos heptassílabos (sete sílabas poéticas), também chamados de versos de redondilha maior. Este tipo de verso é típico da poesia popular.
- o Romanceiro da Inconfidência se tornou a obra mais conhecida de Cecília Meireles. De um lado, por apresentar uma linguagem mais clara e comunicativa; de outro, por tratar de um assunto familiar a muitos leitores.
-Particularmente, a figura de Tiradentes ganha destaque: mesmo com sua morte, a ideia libertária permanece, o que sugere o triunfo do heroísmo.
-é preciso sempre lembrar que a proposta da autora nunca foi produzir uma obra documental, mas lírica
Inconfidência mineira:
-, foi uma tentativa de revolta abortada pelo governo em 1789, em pleno ciclo do ouro, na então capitania de Minas Gerais, no Brasil, contra, entre outros motivos, a execução da derrama e o domínio português.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Enem/ Fuvest/ Comvest
Randomresumo gratuito dos meus estudos pra quem precisar, espero que isso ajude alguém um dia. Bônus; vocabulário e frases em inglês Interajam comigo, me mandem dicas de vocês, coloquem aí as suas redações, eu avalio redações por 2 reais gente. Escrito p...