literatura - Guimarães Rosa

37 4 0
                                    


Guimarães rosa - campo geral

- Campo Geral é uma novela de Guimarães Rosa que narra o amadurecimento de Miguilim, uma criança do sertão mineiro.

- Terceira fase do Modernismo

- Tudo começa com o menino indo ser crismado em outro local, quando ouve falar bem de sua cidade e corre para contar à mãe sobre a beleza de ser dali, pois ela não gostava de morar isoladamente.

- Os mais importantes para Miguilim era seu irmão Dito, sua âncora a quem constantemente consultava; e o Tio Terêz, considerado grande amigo de Miguilim. Pelo olhar de Miguilim, pode-se dizer que Terêz mantinha uma relação no mínimo perigosa com Nina.

- Há outro momento crucial: nas situações diversas, Miguilim corre desesperado em direção à mãe, passando direto pelo pai, que fica irritado.

- Em meio a relações sociais tão diversas, surge uma terrível tempestade. Miguilim acha que irá morrer e desenvolve um apego pela vida.

- Seu pai lhe pedira para levar o almoço da casa até o local de trabalho, uma forma de tornar o garoto útil e introduzir aos serviços. Em uma dessas viagens, o Tio Terêz pede que o garoto entregue uma carta para sua mãe e esperava a resposta já no dia seguinte.

- Depois de muito refletir angustiosamente, decide não entregar e confessou ao tio, chorando.

- Uma nova tempestade chega e com ela uma sucessão de crises acomete a família. Há o assassinato de Patori, um dos cachorros é ferido, um irmão sofre picada de marimbondo, um touro machuca Miguilim que descontou a raiva em Dito, também surge Luisaltino, um homem que começa a se engraçar com Nina...

- Dito vai espiar o ninho de uma coruja. A ave acaba dizendo o nome dele, o que é visto como mau presságio. Durante uma perseguição de um mico que havia escapado, Dito tem seu pé cortado por um caco que estava no terreiro. O machucado piora, o menino fica de cama, mas logo depois falece.

- Miguilim tomou partido em uma briga entre Grivo e seu irmão Liovaldo.

- Liovaldo, irmão de Miguilim, era de uma índole maldosa e começou a maltratar Grivo sem motivos. Diante da injustiça, Miguilim bate no seu irmão para corrigi-lo.

- O seu pai descobriu e ficou indignado com a audácia de Miguilim "não respeitar o sangue familiar"e espancou-o. Diferentemente de antes, Miguilim não se sente mal, sim com raiva por saber o que era certo.

- Pouco depois Miguilim adoece a ponto de perder a consciência, ficava só de cama. Era como um casulo e ele sofreria metamorfose para atingir um estágio de amadurecimento.

- Logo depois, descobre que seu pai havia matado Luisaltino e se suicidado, provavelmente por causa de Nhã Nina. Miguilim também fica sabendo que Tio Terêz tinha voltado e ia passar a morar no Mutum pois iria casar com Nina.

- A Narrativa é bastante lírica, não à toa Guimarães nomeia Campo Geral e Uma Estória de amor como "poemas" no sumário. Tudo isso é utilizado para recriar o mundo do ponto de vista de uma criança.

-- --

- Guimarães rosa é um dos principais nomes da literatura brasileira do século XX.


- Manuelzão e Miguilim, obra composta pelas novelas Campo Geral e Uma Estória de Amor, revela toda a genialidade de Guimarães Rosa na construção de enredos e no trabalho com a linguagem.


-  https://www.youtube.com/watch?v=Rgit7L7WU3E


- https://beduka.com/blog/materias/literatura/resumo-de-campo-geral-de-guimaraes-rosa/

Enem/ Fuvest/ ComvestOnde histórias criam vida. Descubra agora