"E os pobres coitados acham que estão a salvo! Eles acham que a guerra acabou! Apenas os mortos viram o fim da guerra"
George Santayana. 1922A história humana é 1/3 heroísmo, 1/3 falta de comunicação e 1/3 tragédia. Muito raramente vimos os três em tal nível quanto na primeira guerra mundial. Esta guerra é conhecida como o cataclisma do século 20, porque sem ela o mundo não seria o mesmo, sem ela não há Stalin não há Hitler, não há fascismo ou segunda guerra, sem ela não temos uma guerra fria que nos leva a beira da extinção.
Também não veríamos o oriente médio rasgado aos pedaços e costurado de qualquer jeito por velhos engravatados ainda rancorosos por 4 anos de catastrofe egoísta e auto-inflingida, sem essa guerra certamente não teríamos um 11 de setembro ou o caos no oriente médio hoje.
Esta guerra introduziu a era moderna, nascida do cruzamento de pólvora e gás tóxico, e a morte de 10 milhões. Sangue este que derramou dos campos franceses as águas americanas, da fronteira russa as areias do oriente médio, da costa chinesa as partes mais profundas do oceano.
Esta guerra quebrou impérios, despedaçou o passado e nos forçou a abandonar nossos últimos traços medievais.
Quando a fumaça passou e um mundo atordoado subiu pelas trincheiras, nós estavamos em uma nova era, com novos poderes, novas ideias e novos terrores.
Definitivamente O evento marcante do século 20, é a grande guerra, no entanto não é sobre o conflito em si que quero falar aqui mas gradualmente, história por história, cobrir os eventos espalhados que geraram esse ponto de mudança na história humana, pois se a guerra em si é a catástrofe decisiva do século 20 os meses que a precedem certamente são sua tragédia esquecida e ao longo desses capítulos irei focar nas histórias incrivelmente pessoais e incrivelmente humanas que levaram a europa a consumir a si mesma, a se acender em uma chama suicida da qual ela ainda não se recuperou completamente pois é uma tragédia da maior ordem.
É como uma peça, um épico grego, uma historia tão grandiosa que pensariamos ser ficção se as cicatrizes dessa guerra não pudessem ser vistas ainda nos campos franceses.
É Shakespeare vivendo diante dos nossos olhos, ela começa com a morte de um príncipe e sua dama e termina em um massacre generalizado como o mundo nunca havia visto.
Então agora vamos arrumar o palco.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A tragédia secular : Prelúdios da grande guerra
Historical FictionJunho de 1914, menos de 3 meses antes de um dos conflitos mais destrutivos da história humana, por toda a Europa tensões aumentam sem parar e diplomatas e políticos de todos cantos estam imersos no caos numa tentativa desesperada de impedir a tempes...