Ato I : O Concerto Europeu

24 1 0
                                    

Por 100 anos a europa estava em paz, havia tido guerra porém guerras pequenas, guerras de periferia, sem mais de 2 dos grandes poderes envolvidos.
Desde napoleão os grandes impérios europeus não se encontravam em uma batalha sangrenta de grande porte.
Pois após o caos pós revolução francesa,
Os estatistas europeus haviam se reunido para tentar evitar tamanha catástrofe de acontecer novamente, através de um sistema chamado o concerto europeu para que sempre que uma guerra generalizada estivesse perigosamente próxima, eles se reuniriam em um congresso ou conferência e iriam por um acordo na qual todas as partes aceitariam.

Mas a europa havia mudado desde aqueles conflitos napoleonicos a primeira e maior mudança foi a formação da Alemanha.
Na época que nossa história começa a Alemanha como nação tem apenas 40 anos, é uma nação jovem, uma nação forte, uma nação buscando se afirmar para o mundo.
Mas dizer que a Alemanha era apenas uma nação forte é subestimar a magnitude de sua criação.
Eu arrisco dizer que a criação da Alemanha é algo talvez único na história humana pois de um dia para o outro com a assinatura de alguns papéis o meio da Europa se transformou de dezenas de pequenos e fracos estados para a maior força terrestre que o mundo já viu.
Em uma noite, de repente as nações mais poderosas do mundo: França, Rússia, Austria-Hungria e Reino Unido não eram as nações mais poderosas mais.
Subitamente no coração europeu havia surgido uma nação com mais mão de obra, recursos naturais e poder econômico que qualquer nação do mundo exceto talvez pelo império britânico.
Entretanto sua criação estava cimentada na derrota da França que na época era considerada o maior poder terrestre do mundo e na época da nossa história essa derrota e suas memórias ainda cortavam profundo para eles.

E agora vamos olhar para o mundo da perspectiva da poderosa recém nascida Alemanha, aqui estamos, certamente a nação mais poderosa do mundo, mas ainda assim eles se veem sendo negados todos os direitos de uma grande potência, os impérios britânico e francês se estendiam por todo o mundo, até mesmo a Holanda que a Alemanha conseguiria colocar de joelhos em uma semana tinha colônias da África a Ásia, mas a Alemanha apesar de sua força havia sido negada de tais posses pelo simples fato de serem muito jovens.

Para entender melhor imagine que a união europeia se tornasse um único país e resolvesse que queria mais influência no petróleo do oriente médio, mas os EUA e a Rússia negassem falando que eles haviam chegado lá antes mas eles estariam felizes de continuar vendendo petróleo por um preço inflado.
Imagine o que isso não causaria para a balança de poder mundial, essa era a posição da Alemanha naquele momento.
Como o concerto europeu um sistema baseado em manter a balança de poder e compromisso entre os menbros poderia durar nessas circunstâncias, mas ainda assim por 40 anos ele se manteve.
E isso nos leva a segunda mudança principal desde as guerras napoleonicas: os líderes.

 A tragédia secular : Prelúdios da grande guerraOnde histórias criam vida. Descubra agora