Ato IV : Reis Não Tem Amigos Apenas Aliados E Inimigos

8 0 0
                                    

29 de julho 1914

O kaiser tenta abrir conversas de paz possivelmente fazer uma conferência, mas os austríacos não aceitam nada disso, então ele propõe outra solução, ocupar Belgrado, a capital Sérvia estava a poucos quilômetros da fronteira com o império, sem nenhuma grande batalha eles podem declarar vitória e evitar um ataque russo mostrando que eles não tem interesse em anexar a Sérvia, mas a proposta passa antes por bethman e Berthold que não estão muito confiantes na proposta, piorando ainda mais a situação bethman estava em Berlim, dezenas de quilômetros do Palácio, e por mais impossível que se possa parecer não havia linha telefônica entre Berlim e Potsdam então eles não podem discutir diretamente, e como ele vê o plano de forma cética ele não pressiona os austríacos a aceitarem, ao saber disso o kaiser já abatido e derrotado pensa não tem jeito... É guerra.

Enquanto isso na Rússia sazonov e o Conselho de guerra recebem a notícia novamente falsa que austríacos começaram um bombardeio a Belgrado, e com isso Sergei sazonov o último do conselho contrário a mobilização total e forçado a ceder, ele vai ao tzar convencê-lo que aquele era o momento e sem perspectiva Nikolas aceita, já é noite 1 da manhã e o homem mais poderoso da Rússia não consegue dormir, ele faz um telegrama para o kaiser alemão com as seguintes palavras:
" Estou feliz que esteja de volta e tenha feito a viagem em segurança, nesse momento não tenho mais ninguém que possa pedir ajuda, uma guerra injusta foi declarada a um país fraco, a indignação do povo russo da qual partilho é enorme, eu consigo ver que muito em breve serei sobrecarregado pela pressão forçada em mim nesse momento, me obrigando a tomar medidas extremas, que irão levar a guerra(nesse momento lágrimas caem do tzar) na tentativa de evitar a calamidade que seria uma guerra européia, eu lhe peço no nome da nossa amizade tão antiga que pare seus aliados de passarem dos limites.
Assinado seu prezado Nicky"

Agora vocês não devem estar entendendo mas esses dois homens que a história costuma lembrar apenas como inimigos mortais eram primos, Mais que isso ambos eram melhores amigos, crescendo juntos eles tinham um laço de fraternidade partilhado por poucos.

Onde todas as tentativas de diplomacia haviam falhado, toda a burocracia estatal levando-os a guerra.
Então eles procuram um ao outro como primos, como amigos,para ver se os dois conversando diretamente cara a cara poderiam evitar essa guerra.
E de uma forma que só poderia ocorrer naqueles dias de crepúsculo dos impérios eles não se referiam um ao outro como tzar ou kaiser,nem sequer como Wilhem ou Nikolas mas sim willy e Nicky.

O kaiser também está acordado e responde, um vendaval de telegramas e enviado de um lado ao outro no fim dessas correspondências nickolas pega o telefone liga para o Conselho de guerra e ordena o cancelamento da mobilização.
Estupefato eles começam a pensar em tudo que viria junto com o cancelamento, mas eles não tem tempo, pois o tzar diz "cancele imediatamente" e desliga o telefone.

30 de julho

Pela manhã sazonov convoca o duma (parlamento russo) junto com o chefe do exército e o patriarca da Igreja ortodoxa
Na tentativa de mudar a ideia do tzar, o salão está lotado, está tudo abafado, conversas não chegam a lugar nenhum, o tzar se levanta e vai para uma janela tentando pensar quando um serviçal se aproxima e diz :
"majestade sabemos como deve ser difícil para o senhor decidir"
Sem intenção essas palavras cortam profundamente Nikolas, sempre fora chamado de fraco, indeciso, um líder imprudente e ele odiava isso com todas as forças, ele passou a vida tentando mudar os nomes que as pessoas o chamavam por tanto tempo, ele queria demonstrar ao mundo que ele não era só um príncipe engomado e simples assim Nikolay alexandrovich Romanov, último homem a portar o título de imperador da Rússia e o último nobre da casa Romanov se vira e diz :"eu vou assinar a ordem, que Deus nos proteja pois iremos precisar"

Na Alemanha finalmente progressos são feitos quanto ao plano de ocupar Belgrado
Tendo até mesmo recebido aprovação britânica para agir , mas Berthold não aceita, não pode aceitar a não ser que os russos cancelem a mobilização.
E aqui nós temos o ponto principal da 1 guerra, essa é a era do trem, por toda a Europa se acreditava que apenas conseguindo chegar ao campo de batalha antes do inimigo você venceria incontestado, e como vimos com os austríacos mobilização pode levar semanas, é um trabalho de hércules coordenar e mover milhões de soldados que compõe um exército moderno, e se a Rússia recuasse eles estariam completamente atrás de qualquer esforço inimigo, caso um deles atacassem a Rússia perderia sem sequer lutar, então a Rússia não pode cancelar a mobilização, e então a Alemanha tem que se mobilizar e então a França e assim por diante em um efeito domino.

Mas um homem tenta desesperadamente parar tudo isso.

 A tragédia secular : Prelúdios da grande guerraOnde histórias criam vida. Descubra agora