18 de junho 1914
Estamos nos fundos de um café comum de Belgrado um jovem entra carregando um pacote lacrado, se sentando junto a vários outros jovens como ele, eles estão ansiosos enquanto o primeiro abre o pacote dentro dele tem um único pedaço de papel uma folha recortada de jornal, um por um eles começam a ler o que está escrito com lâmpadas ao seu lado para iluminar a escuridão do estabelecimento, cada um lê a manchete grifada em vermelho : "Arqueduque Franz ferdinand marca visita a saraievo".
28 de junho 1914
Estamos nos portões de um Palácio, um casal ricamente vestido entra em um carro, o homem vestido em um brilhante azul claro com suas medalhas de honra e chapéu de marechal resplandecente, a mulher usa um vestido branco flutuante com um chapéu da última moda de Paris, um cachecol rosa esvoaçando contra o vento, o homem abre a porta para ela mesmo tendo dezenas de empregados para fazê-lo por ele.
Este é Franz ferdinand o arqueduque austríaco e herdeiro ao trono imperial, acompanhado por sua esposa Sophie.
Eles se encontram em saraievo para assistir a manobras militares mas isso é só uma desculpa.
É o aniversário de casamento deles, eles vieram para se afastar das tensões e intrigas da corte em Vienna onde o casamento deles seria sempre criticado por Sophie ser plebeia.
Mas as coisas estavam muito tensas nesta parte do império, os agitadores sérvios estavam cada vez mais violentos exigindo liberdade, e esse fatídico dia cairia no mesmo dia do aniversário de uma das batalhas mais importantes para os sérvios onde eles lutaram por independência um dos dias de maior orgulho para a nação, e para muitos a visita do arqueduque o símbolo de opressão e governo externo justo naquele dia era uma humilhação.Talvez Franz tanha escolhido aquele dia para demonstrar solidariedade, fazê-los compreender que ele se importava com as tradições deles, talvez ele simplesmente não soubesse da importância da data, mas qualquer fosse a razão ele havia sido mal informado, pois se fosse outro dia os eventos que estão prestes a se desenrolar talvez não ocorressem talvez seria uma mera parada qualquer na cidade, um evento que não iria sequer aos rodapés dos livros de história mas algo tinha que ocorrer naquele dia... Era muito simbólico e muito importante...
E assim o primeiro domino cai numa serie de eventos improváveis e loucos nesse 28 de junho de 1914.Estamos num carro preto onde o casal real começa sua procissão por saraievo, flanquedos por 5 carros de guardas e oficiais, é uma parada, as ruas estão lotadas de pessoas, a rota foi divulgada, o mundo todo sabe onde e quando eles estarão.
E aqueles jovens do café de Belgrado estão multidão, eles são nacionalistas ansiosos em libertar sua nação, heróis, patriotas, assassinos e terroristas tudo ao mesmo tempo.
Se Chamam de Sérvia jovem e eles estão com ódio fervendo em seus corações, um ódio que apenas jovens conseguem ter, jovens que sequer completaram 19 anos.
Eles têm dentro de si um ódio abastecido por ideais, ou então eles tinham ideais para abastecer seu ódio.
Seria isso nascido de ideiais ou causas para justificar um impulso de tomar riscos que beira a loucura? mas não importa como você os veja aqui eles estão escondidos pela multidão planejando assassinar o príncipe.Um por um o carro passa pelos pretensos assassinos sem um arranhão, dois deles sucumbiram ao medo, outro sentiu pena de Sophie calma no carro e desistiu, um quarto a arma falhou,e assim Franz passou por eles sem sequer nota-los, tendo um dos poucos momentos genuinamente felizes em meses.
Porém finalmente um assassino se prepara na ponte, jogando uma Granada no carro do príncipe, antes de acertá-lo ferdinand vê a bomba e rapidamente se abaixa junto com sua esposa e a bomba cai do outro lado da rua, civis gritam de medo dor e tristeza, pessoas se veem bem no impacto da explosão e em um instante morrem outras ficam totalmente desfiguradas 20 pessoas morreram e mais se feriram.O assassino pula a ponte tentando fugir porém seu plano amador seria cômico se a situação não fosse tão grave, ele não percebeu que o rio abaixo dele não tem nem 1 metro de profundidade e quebra a perna.
Em uma última tentativa desesperada de bravura cômica ele toma cianeto, apenas para descobrir que o veneno recebido era falso e ele termina apenas vomitando na beira do rio.
O automóvel corre pelas mesmas ruas que havia passado sirenes e gritos e a cidade começando a se trancar
O último daqueles jovens um garoto de 19 chamado gavillo príncip olha tudo isso com o coração disparando era o fim.
Todas as chances perdidas, eles não seriam os heróis sérvios mas meros prisioneiros que terminariam desconhecidos, pensa ele desesperado começa a correr sem destino até se acalmar naquele dia terrível se pôs a caminhar para um de seus cafés preferidos, talvez um café com um sanduíche ajude pensou ele.
Mal sabia ele que aquele sanduíche mudaria a história do mundo...
VOCÊ ESTÁ LENDO
A tragédia secular : Prelúdios da grande guerra
Historical FictionJunho de 1914, menos de 3 meses antes de um dos conflitos mais destrutivos da história humana, por toda a Europa tensões aumentam sem parar e diplomatas e políticos de todos cantos estam imersos no caos numa tentativa desesperada de impedir a tempes...