Notas De Rodapé

5 0 0
                                    

Quando pensei nessa história tinha muitas visões conflitantes para elas, muito diferente do que acabou indo para essas páginas, e acho que isso fica bem perceptível na constante mudança de perspectiva e estilo literário, especialmente entre atos e capítulos diferentes.
Mas querendo ou não, mesmo que não propósital, isso serviu bem a narrativa que foi escrita, pois mesmo sendo tão pouco tempo os 3 meses antes da 1 guerra mundial tem uma quantidade quase gigantesca de eventos, personagens e histórias marcantes que infelizmente se veem esquecidos e ocultados pela magnitude que foi o conflito em si, compreensivelmente as aulas e livros de história irão preferir falar sobre o barão vermelho, os tanques, as armas químicas percorrendo as trincheiras a falar sobre as tentativas falhas de diplomatas.
Entretanto ao meu ver essas histórias carregam um sentimento de humanidade, dor, solidariedade e empatia que é o que tanto falta para pessoas se importarem com a história, talvez saber em detalhes o último dia de franz ferdinand faria as pessoas que estudam o assunto realmente se importarem com ele, talvez saber as decisões que muitos não conseguiriam conceber fora da ficção faria as pessoas darem importância a esse evento que tantas vezes não ocupa sequer um capítulo inteiro dos livros de história, algo que me entristece muito pois as decisões tomadas ali afetam nossa vida atual muito mais do que qualquer Trump, putin ou Kim Jong um.

E aqui tenho de falar de algo muito importante para a formulação deste texto, decisões pois qualquer escritor principalmente falando sobre história tem que lidar, pois mais complicado do que escrever e decidir, decidir que fontes ou perspectivas seguir, manter um estilo mais didático ou um formato de romance mais comum?
E com tantas fontes e visões diferentes sobre o assunto muitas vezes coisas tem de ficar de fora, apenas como exemplo disso hoje caso você vá ao museu militar da Áustria (o maior museu da cidade por sinal) você verá no centro dele quase como atração principal o carro e pertences de franz ferdinand, expostos quase como um caixão de um mártir, mas caso vá a menos de 200 quilômetros de lá na praça principal de Belgrado você verá uma estátua de gavrilo príncip.

Por isso decidi focar nos atores que tiveram mais decisão nesses eventos, respectivamente Rússia, Alemanha e Áustria, também preferi um estilo de escrita maleável que variava desde uma narração a uma escrita mais próxima do poético, para uma visão mais didática quando necessário tudo para manter meu objetivo principal que era o valor emotivo da história ao mesmo tempo que tentava dar uma compreensão total dos eventos ao leitor.
Agora em decisões narrativas de menor importância optei por não utilizar diálogos apenas escassas citações porque não queria abusar das liberdades narrativas ou fazer um romance histórico de fato, embora tenha sim tomado algumas para a manutenção de um roteiro, a mais notável o sanduíche de gavrilo príncip que muitos dizem nunca ter ocorrido e sim uma tentativa final e planejada dele de tomar a vida do arqueduque.
A mesma coisa ocorre com a grafia e nomes sendo que optei por manter os originais com esxecao de povos e locais, só que isso em si foi um desafio para encontrar a grafia original, pois em nomes isso pode ser bem difícil, por exemplo Franz ferdinand era o nome inglês do príncipe em alemão sendo escrito e pronunciado diferente, o mais difícil com certeza foi o de Nikolas 2 que tem pelo menos 8 grafias possíveis que vão de Nicolas (utilizada quase que somente no Brasil), nikolas(a mais comum) ou até mesmo nickolas a nomes quase irreconhecíveis como nickolai, nickolay ou até mesmo Nicolaus.
Mas penso que essas questões não são importantes e portanto não atrapalham a imersão ou veracidade.

Por fim so gostaria de agradecer se leu até aqui e agradecer por isso, meu objetivo é apenas despertar a curiosidade e atenção para a história mudando a perspectiva que as pessoas normalmente têm da área, se conseguir fazer com que uma única pessoa faça isso já me sinto feliz, e aqui me despeço.

H. M

 A tragédia secular : Prelúdios da grande guerraOnde histórias criam vida. Descubra agora