Porque todo mundo pergunta isso?

4 3 0
                                    

...Andressa...

Mateus me esperou mesmo na esquina e fomos juntos pra aula,quase que fecham o portão na nossa cara e nos deixam do lado de fora.

- Vamos logo,antes que mudem de ideia! - puxo Mateus para nossa sala mas ele me para pegando em meu braço, não de uma maneira bruta.

- Preciso falar com você. - ele diz sério. Assinto e espero ele se pronunciar.

- Eu fiquei me dizendo que ia esperar um pouco mais mas acho que isso é muita covardia. - fiquei confusa e nervosa,o que será que ele fez? Estava ficando realmente nervosa com o rumo que a conversa tomaria. - Eu estou gostando de você, Dre. Não só como amiga tipo de um modo...romântico. - fico o encarando e começo a rir alto.

- Aí Mat! As vezes você passa dos limites! - mais risadas. - Nossa,não precisava fazer esse tipo de brincadeira comigo mas foi engraçado. - sorrio. Noto que ele ficou meio triste e já ia perguntar o porquê quando ele diz:

- Sim! Só uma brincadeira. Vamos lá antes que nos barrem. - Assinto e faço uma nota mental de perguntar se ele estava bem depois da aula. Estavamos ensaiando a peça.

- Eu não sei o que dizer, ela estava aqui e de repente foi embora chorando,fiz alguma coisa? - digo lendo o papel de fala. Mateus responde:

- Você é tão ingênua,ela saiu porque ficou com ciúmes.

- Ciúmes? De que?

- De nós dois. Acho que é porque estamos mais próximos agora. - diz ele.

- Mas que bobagem! Não tem nada entre nós! - digo alterando o tom da voz para parecer que estou indignada. - Mateus demora um pouco pra ler a fala.

- Poderia ter. - diz ele me olhando intensamente,como se quisesse me dizer realmente alguma coisa...ah,não.

- Foi lindo! Vocês realmente estavam conectados aos personagens! Maravilha! Continuem assim e até o próximo ensaio,não faltem! - diz a professora dando tapinhas nas nossas costas. Olho para Mateus que ainda está me encarando. Penso no papo de mais cedo. "Estou gostando de você, de um modo romântico" ele estava só zoando com a minha cara. Não estava? Ok,agora estou entrando em pânico e não sei o porque. Provavelmente só estou louca,ele só estava interpretando um papel e só falou aquilo hoje porque era uma pegadinha ou algo assim. Nós vivemos fazendo pegadinhas e trolagens um com o outro. Foi isso. Então porque eu estou tentando evita-lo agora? Porque estou olhando desesperada para todo mundo e me sinto muito aliviada ao notar a cabeleira ruiva da Val na multidão? Corro para lá e a puxo para um canto afastado.

- Val,preste atenção,eu não estou zoando com sua cara ou algo assim mas você acha que o Mat gosta de mim,tipo gostar como... - ela levanta a mão me parando.

- A resposta é sim.

- Mas você nem esperou...

- O Mat gosta de você desde que eu o conheço e olha que eu o conheço a uns anos. - Escancaro a boca.

- Você não tem certeza.

- Eu tenho certeza,Andressa. Dá pra ver só pelo modo de ele olhar pra você,apenas um idiota não notaria.

- Então sou uma grande idiota!

- Ah meu Deus! Ele finalmente te contou,não é mesmo?! Como foi? Conta tudooo! Teve beijo? Aí eu sabia que aquele plano de falar do Kayan ia adiantar. Sou um gênio!

- PLANO?! - olho para ela de cara feia. Ela ergue as mãos em rendição.

- A qual é,o cara precisava de um empurrãozinho né. Não pense que conseguiu me despistar. Como foi?

- E-ele me disse que gostava de mim,não como uma amiga mas aí eu achei que era só uma brincadeirinha ou sei lá. Não achei que fosse de verdade,então a gente estava ensaiando e ele ficou me olhando...não sei! De um jeito estranho. E agora não sei o que pensar.

- Ah sim,"aquele" olhar foi quente! Dava pra sentir a tensão daqui menina! Olha,você deveria ser sincera com ele,é fácil até. Se você gosta dele também, você apenas admite e se não gosta,admite também. O que seria bem chato séria você ignorar os sentimentos dele e o deixar na merda e indecisão. - fico pensando sobre isso e devido que ele provavelmente tem razão.

- Então gosta dele? Vocês fariam um ótimo casal! - E essa é a questão? Eu gosto do Mateus? Bem,a gente se diverte e nos damos muito bem,gostamos dos mesmos jogos e nos conhecemos bem também. Mas isso não significa que sinto atração por ele,nunca o vi dessa forma. Ele é bonito,é claro mas não sei ainda.

No final da aula,Mat está me esperando para irmos juntos e enquanto conversa com uns amigos,me despeço da Val que diz um "boa sorte" sem som algum e segue seu caminho. Meu coração está batendo tão rápido,que dá vontade de soca-lo para ele sossegar o facho. Passo por ele que me segue com o olhar em silêncio e se despede dos amigos,agora andando do meu lado. Dessa vez o silêncio é bem desconfortável, uma coisa que nunca acontece entre a gente,estamos sempre falando um com o outro e zoando. Agora estamos em silêncio,apenas caminhando. Um carro passa rápido por uma poça de água e acaba respingando em mim toda. Argh! Só faltou isso pra completar meu dia. Começo a praguejar de todos os jeitos e Mateus ri de mim.

- Espera aí, tenho um paninho aqui dentro que você pode usar. Toma. - ele me entrega uma toalhinha e eu tento me secar com aquilo.

- Sempre esqueço de não ficar na ponta da estrada. - digo.

- Eu sei,alguém sempre te molha. - ele ri mais ainda e eu começo a ficar com raiva de uma coisa que eu nem sei se eu deveria ter. Uma velhinha que estava passando por nós sorri e diz

- Um casal tão jovem e bonito. Aproveitem enquanto é tempo. - ela dá uma risadinha baixa.

- Não somos um casal! - dizemos juntos constrangidos e ela apenas sorri e pede desculpas.

- Porque todo mundo pergunta isso? - digo irritada.

- A gente passa muito tempo juntos,talvez por isso acham que somos. - ele dá de ombros e eu me irrito com isso. Ele gosta ou não de mim?

- Você estava falando sério hoje cedo?

- Ah...sobre o que?

- Sobre o fato de gostar de mim. Estava só brincando? - Ele dá de ombros mas diz:

- Falei sério. - diz ele com todas as letras. - Mas acho que pra você a possibilidade seria só uma brincadeira então...

- Porque?

- Porque o que?

- Porque você gosta de mim?

- Porque sim,uai!

- Quais os motivos,razões ou circunstâncias?!

- Para né Andressa,que isso aqui não é Chaves. - ele diz emburrado. - Fale sério comigo,por favor.

- Estou falando! Só quero entender porque passou a me ver assim? Você tem motivos,não é? - ele para e pensa um pouco. - Enquanto pensa fico observando sua boca comprimida,sua sombrancelha com um corte arqueada,seus cabelos pretos cortados com um desenho do lado,seus olhos castanhos escuros. Mateus é bonito,ponto.

- Eu te conheço bem,gosto de você,sua companhia me alegra. Acho você muito bonita,me divirto com você, sinto atração por você,sei que as vezes te irrita mas sinto ciúmes de você com outros caras. Acho que só o "gosto de você" já responde sua pergunta. Também te acho inteligente e uma boa pessoa. Assim está bom? - ele me encara esperando uma resposta. - apenas assinto pois não consegui encontrar palavras. - Você não precisa se sentir pressionada a nada,se não gostar de mim assim,eu vou entender só não acho certo ficar com você assim,quando minhas intenções são outras. Você pode me responder quando se sentir confortável pra isso. - ele dá um sorriso e continua a andar como se ele tivesse acabo de me dar "bom dia"

- Tá bom. - É a minha curta resposta.






Somos só amigos (Pausado)Onde histórias criam vida. Descubra agora