VII

34 19 11
                                    

_ Hoje quero que escrevam todas as palavras que eu ditar. Tenham os papéis e tinta em mãos. _ digo para a pequena classe à frente,ando entre os presentes,analisando quem veio ou não.

Ninguém faltou,fico satisfeita. Então dou o início ao ditado assim que todos estão com os materiais a postos.

A ideia de ensinar se concretizou há  várias semanas,falei com Aurora sobre o assunto e a mesma considerou a hipótese estupenda. Ofereceu total apoio e recursos,no entanto,quem mais se empenhou em ajudar foi Luciano. Esteve comigo enquanto buscava quem queria aprender,quando adquiri o imóvel na vila para ser uma escola,na compra dos móveis que seriam usados por quem viesse e entre outras coisas.

Obviamente tive resistências por parte de muitos. Mulheres casadas cujos maridos não deixaram porque era perca de tempo e não eram atribuições para esposas,nem os próprios esposos queriam aprender algo. Filhos que os pais não permitiram,acharam o projeto interessante,mas o trabalho era mais importante para não faltar o pão na mesa e toda a família tinha que contribuir. Pessoas de meia idade que se julgaram muito velhas e incapazes de adquirir novos conhecimentos.

Contudo houve quem vencesse as dificuldades e embarcaram junto nessa empreitada. A classe é composta por crianças,jovens e uma minoria de idosos. Todas as pessoas ali aprendem tudo do zero e estão cada vez mais animadas e dispostas a conhecer tudo que puderem.

Cada agradecimento que recebo no fim de uma aula,um sorriso por terem apreendido formar uma palavra e principalmente por conseguirem assinar o próprio nome,me deixam realizada. Nunca pensei que estaria fazendo algo dessa magnitude,pois sou capaz de influenciar a mudança na vida dessas pessoas de uma forma que será por toda existência.

Cada um nessa ambiente,tem suas dificuldades e me adaptei a cada uma. Da mesma forma,confiam em mim para guia-los num caminho pouco trilhado.

A manhã passa tão rápido que nem percebo chegar o seu fim,sei disso porque Luciano aparece para me buscar,como faz todos os dias. É uma missão que cumpre à risca e não parece incomoda-lo. Contrariando quem não aprova essa reciprocidade,nos tornamos realmente amigos. Todavia nenhum de nós dois questiona o passado um do outro,ambos estabelecemos esse limite involuntariamente e tem sido vantajoso. Não sei o que houve com ele para que ficasse tão indiferente e nem o próprio conhece a fundo minha história. Se houver necessidade,certamente confissões serão feitas.

Dispenso a classe,antes porém dando exercícios para que me trouxessem no dia seguinte. Fecho a escola e Luciano me acompanha até a carruagem.

_ É notável como a felicidade é genuína tanto em você como nessas pessoas. _ aponta para os alunos.

_ Digo que é uma gratificação inexprimível. Futuramente a população vai ter acesso à alfabetização,será um processo lento,mas que surtirá efeitos. Acredito que a educação possa ajudar na formação social dos indivíduos. Sinto-me honrada por fazer parte dessa transformação._ não tenho dúvidas que estou parecendo uma sonhadora,no entanto,meu cunhado afirmou o que haverá. Mas o que falei não foi por conta do que dissera,mas porque creio realmente no poder do conhecimento.

_ Fala como se visse o futuro. _ indaga Luciano,com sua imparcialidade característica.

_ Estamos sempre em constante mudança,pense em como era antes de existir as caravelas,ou até mesmo antes de inventarem a roda. Em como o ser humano vivia em tendas,viajava a pé. Pense na lenda de Prometeu que roubou o fogo para os homens,e as coisas que passaram fazer desde então. Desde que Noé entrou na arca,sendo o primeiro navegante,não há distâncias entres os continentes por causa do mar. Enfim,são tantas coisas que surgiram e surgirão,que somente a inteligência dada aos homens é capaz de conceber.

Bianca _ A Cada Passo Uma Escolha Onde histórias criam vida. Descubra agora