Você já imaginou o que sua cadela ou seu cachorro pensa quando viaja com você? Ou a felicidade do seu cãozinho ao saborear um delicioso pedaço de carne? Será que o sonho de um vira-lata em criar asas seria possível? Rasgar almofadas, meias, chinelos, arrebentar plantas. O que mais esses cãezinhos poderiam fazer?... E uma porquinha-da-índia, sobre o que devaneia enquanto degusta sua suculenta folha de couve? Imagine o sofrimento de um bicho-pau que vivencia os incêndios da Amazônia? E como seria a vida de uma gata muito fofa que mora em uma serraria? O que pensaria uma calopsita que muda de casa? E o que se passa com um golfinho que vive em alto mar? Já imaginou a emoção de um falcão peregrino ao voar a 320 km por hora? E o que sente um panda ao ver sua floresta de bambus ser destruída?...
A turma do 6º ano teve um desafio um tanto quanto diferente: se colocar no lugar desses bichos e escrever os próprios diários deles! O projeto "Diário animal: como seria ser bicho?", da disciplina de Língua Portuguesa, propôs aos alunos do 6º ano a leitura e a escrita de diários. Esse gênero está atrelado à esfera privada, visto que escrever um diário íntimo é uma forma de conversar consigo mesmo, de desabafar, de mencionar suas vivências, pensamentos e emoções. O produto final desse projeto foi a escrita de um diário ficcional em que o narrador deveria escolher um animal e escrever sob o ponto de vista desse bicho acontecimentos cotidianos.
Desafiante!!! Aqui está o resultado. "Diário animal: como seria ser bicho?", uma coletânea de diários que trazem aventuras, transmitem emoção, reflexão, provocam gargalhadas e muitas sensações... Este livro é o reflexo destes alunos maravilhosos, dedicados, envolventes... Com eles tudo é riso e alegria!!!
Professora Soraya Camata Cevolani Busato
VOCÊ ESTÁ LENDO
Diário animal: Como seria ser bicho?
RandomEsta página foi criada com o intuito de publicar as produções escritas da disciplina de Língua Portuguesa feitas pela turma do 6º ano/2020 da escola Coopeducar - Centro de Educação e Cultura "SABER"