Obra: Amor do Século
Autora: Sabrina
User: @sanemori
Resenhista: @maatersi
Amor do século é uma história de romance, com influência clássica, que se utiliza de elementos de romance histórico. Mistura gêneros textuais dentro de sua estrutura narrativa própria, pois conta tanto com a história de uma personagem (integrante à história e escritora), quanto com fragmentos do livro escrito por esta personagem.
Esta obra levou 1º lugar em cinco concursos, 2º lugar em seis, 3º lugar em um, e uma menção honrosa. Além de premiações em pontuação geral, ela também se destacou nas categorias Romance, Ortografia, Melhor Casal e Melhor Enredo. Nela, o estilo narrativo traz elementos românticos, com um charme de escrita clássica, e elementos e palavras italianos.
Logo a princípio, somos apresentados a uma escritora, a Sanem, que, ao pesquisar sobre os registros históricos de sua família, os Mori, sente-se tão envolvida com a história de seus ancestrais que toma decisões de vida importantes para poder se ver mais e mais imersa no universo que lhe é apresentado. Envolvendo inclusive o dilema de um casamento sem sentimentos para poder acessar as heranças e memórias que deseja.
Com referências à obra de Dante Alighieri, esta história busca tratar os temas do amor (sensações e sentimento) como referentes a uma série de desafios e provações, aliados a um plano de fundo familiar.
Usando uma temática muito profunda, a autora busca utilizar o tema da família para explorar os prazeres e desafios da formação de laços, tratando a história em diversos níveis de genealogia.Em um embate de um lado dominador contra um lado afetivo e de apoio familiar, essa história faz provocações sobre qual seria o papel do amor e do casamento frente a esses desafios.
A unidade temática é bastante forte, e os temas de família vêm desde a genealogia nas pesquisas de Sanem e de sua ancestral de mesmo nome, até os desencontros em que vivem os personagens de seu livro (que também são seus parentes).
Nas histórias criadas por Sanem, somos apresentados a diversas gerações familiares e, no começo, principalmente aos personagens Dante (seu tio), Demi (sua mãe) e Safo.Dentro da dinâmica apresentada por esses personagens, existe um aura de emoções intensas sobre expectativas sobre o amor.
A história é muito complexa e funciona em inúmeras camadas e enredos próprios; dessa forma, os primeiros capítulos, que eu li para fazer essa resenha, funcionam quase como uma entrada no universo daquelas pessoas. Pela ficha de personagens, percebi que muitos personagens ainda seriam apresentados e fiquei bastante curiosa sobre os desdobramentos propostos.
O ponto forte, para mim, é a riqueza emocional e a originalidade apresentadas na construção da história, com relação a bagagens e suas visões de mundo. A dinâmica entre os personagens me fez ficar intrigada, procurando suas motivações, enquanto sentia a química criada pela história.Com narração em primeira pessoa e com algumas mudanças de pontos de vista, o passado dos personagens e suas tradições familiares e religiosas impactam muito nas suas crenças de mundo e seus valores. Por isso, eu me vi constantemente pensando a respeito de temas sobre restrição da liberdade e individualidade, assim como papéis muito rígidos impostos por tradições, durante a leitura.
Sinto que essa história traz muita riqueza ao debater a existência das tradições como origem (raízes do nosso eu) e valorização contra tradições que ferem e amarram pessoas a papéis manipulados. Existe uma pergunta muito legal aqui sobre qual seria a autoria e o protagonismo do destino que move aqueles personagens.
Em resumo, tem um clima imersivo na construção de personagens e suas dinâmicas e que deixa o leitor envolvido enquanto as informações são dadas, tentando unir a trama dos personagens apresentados com a trama da personagem escritora apresentada inicialmente.
Se você gosta de histórias complexas, com elementos e valores familiares e religiosos, aproveite para degustar Amor do século. E até a próxima resenha!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Resenhando ~ Projeto MDT
DiversosO Projeto Making Difference Together tem o intuito de ajudar autores e leitores a encontrarem obras maravilhosas na plataforma. Este livro vai reunir resenhas de livros do nosso projeto, assim como de livros vencedores dos nossos concursos e de conc...