the mandalorian | adoção

234 10 5
                                    

     ⠀ Na madrugada do dia 29 para o dia 30 de dezembro de 2020, na Argentina, após horas de discussão, o Senado aprovou a lei que torna o aborto legal no país. Eu não vou tecer comentários a respeito do assunto em si, nem dar opiniões pessoais, mas acredito que o atual cenário seja apropriado para tratar do assunto que pretendo.

     ⠀ Pode haver spoilers!

the mandalorian
e a questão da adoção

     ⠀ A série retrata um caçador de recompensas chamado Din Djarin (ou Mando) que embarca numa missão em busca de um "pacote" valioso e bastante procurado

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

     ⠀ A série retrata um caçador de recompensas chamado Din Djarin (ou Mando) que embarca numa missão em busca de um "pacote" valioso e bastante procurado. Assim, Din conhece Grogu, um pequeno bebê alienígena verde de 50 anos, com grandes e pontudas orelhas. Como fora designado, ele o leva até seu cliente, questionando-se a respeito do porquê queriam aquela criança e o que pretendiam fazer com ela. Não demora para que, tomado pelo peso na consciência, Din retorne ao seu cliente e tome a criança novamente para si.

     ⠀ A partir daí vemos uma longa trajetória pela galáxia, marcada por vários contratempos, onde o objetivo de Din era manter a criança segura e levá-la de volta a outros de seu povo. Vemos alguns flashbacks paralelos da história de Din, bem como aprendemos um pouco a respeito da doutrina de seu povo sobre a adoção. Também vemos o desenvolvimento do laço formado entre o Mandaloriano e a criança.

     ⠀ Din teve seus pais mortos em um ataque Separatista, em algum momento durante a Queda da República. No meio do fogo cruzado surgem, então, guerreiros Mandalorianos, que resgatam e adotam Din. Assim, ele é treinado, cuidado e enfim junta-se a tribo, recebendo sua armadura sob juramento de nunca retirar seu capacete frente a outra pessoa.

     ⠀ Quando, então, ele toma a decisão de cuidar e ajudar a criança, ambos tornam-se um Clã de Dois e daí a série toma um rumo cheio de emoções e significados em cima do já citado laço entre eles.

     ⠀ Tendo esse resumo em mãos, podemos discorrer o texto.

     ⠀ Com base no que escrevi no início sobre aborto, acredito que seja impossível falar sobre esse assunto sem mencionar ou ao menos lembrar-se da questão da adoção. De um lado, temos os que argumentam a favor do aborto, por preocupar-se com os órfãos e com crianças que vivem em situações precárias e desumanas. Do outro, temos os que defendem ferrenhamente que todos tem o direito de nascer, mesmo que, muitas vezes, não pensem muito a respeito do que acontecerá a criança após seu nascimento.

     ⠀ Como dito, não irei tecer minhas opiniões pessoais a respeito, apesar de crer que, como cristã, seja muito óbvia e inquestionável. Entretanto, como também já fora dito, não há (ou não deveria haver) como falar de aborto sem mencionar a causa dos órfãos e da adoção.

A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.
TIAGO 1:27

     ⠀ No Brasil, atualmente, existem mais de 30 mil crianças acolhidas em casas de adoção, porém apenas 5 mil estão aptas para serem adotadas. A procura por crianças para adoção também é outro fator precário.

     ⠀ "Se eu não puder ter filhos biológicos, eu adoto.", é uma das coisas mais comuns que escuto serem ditas. Sempre como segunda opção, ou como se um filho adotado fosse para servir de substituto para um filho biológico.

     ⠀ O fato é que para pessoas que, assim como eu, professam a religião cristã, a questão da adoção não deveria ser algo deixado de lado. A Bíblia é bem clara ao enfatizar nossa adoção por Deus:

Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus.
JOÃO 1:12

Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade.
EFÉSIOS 1:5

Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da Lei, a fim de redimir os que estavam sob a Lei, para que recebêssemos a adoção de filhos. E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho ao coração de vocês, e ele clama: "Aba, Pai".
GÁLATAS 4:4-6

(Mais em Romanos 11 - Os Ramos Enxertados)

     ⠀ Em The Mandalorian, como dito a cima, por meio de alguns flashbacks, nós conhecemos um pouco da história do protagonista, bem como a doutrina de seu povo no que diz respeito à adoção. Os foundings, como são chamados, são "enxertados" ao povo e criados nos ensinos dos tais. Quando crescem, têm o dever de repassar aquilo que aprendeu. Como foi o caso de Din Djarin com Grogu.

     ⠀ Se na ficção, aquele que outrora fora adotado e ajudado teve a atitude de fazer o mesmo, quanto mais nós que, outrora também fomos órfãos, fomos adotados e recebemos o direito de participar da herança do Senhor!

Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus, no seu lugar santo.
SALMOS 68:5

Fazei justiça ao pobre e ao órfão; justificai o aflito e o necessitado.
SALMOS 82:3

O Senhor guarda os estrangeiros; sustém o órfão e a viúva, mas transtorna o caminho dos ímpios.
SALMOS 146:9

star wars, um olhar cristãoOnde histórias criam vida. Descubra agora