⠀ Spoilers!
❝Como Jedi, somos treinados como guardiões da paz, não soldados. Mas desde que me tornei padawan, eu só fui uma soldada...❞
⠀ Desde que fora designada como aprendiz de Anakin Skywalker, Ahsoka Tano vivera seus dias em campos de batalha. Assumindo o título militar de comandante e liderando as linhas de frente de batalhões, todo o seu treinamento como padawan ocorreu entre conflitos políticos e disparos de blasters.
⠀ Após um incidente envolvendo um ataque terrorista ao Templo Jedi, Ahsoka foi falsamente acusada pelo crime e, sendo então capturada e julgada, recebeu sua sentença de expulsão da Ordem Jedi. Seu mestre, no entanto, movido pela profunda indignação para com esta decisão, foi levado a investigar o caso, descobrindo, assim, a verdadeira responsável pelo ataque: Barriss Offee, uma amiga de longa data de Ahsoka.
⠀ Com o caso enfim resolvido e a verdade revelada, Ahsoka foi readmitida na Ordem, recebendo as devidas desculpas por parte de alguns membros do Conselho. Sua confiança, no entanto, — que já havia sido posta a prova outras vezes — fora irreversivelmente abalada, levando-a a tomar uma difícil decisão: não aceitar sua readmissão.
⠀ Um ano após seu exílio, um incidente no planeta Mandalore a leva a ajudar uma antiga rival e, assim, ela retorna ao Templo de Coruscant em busca da ajuda da República, dos clones e, claro, dos Jedi. Poucas foram as cerimônias diante de seu inesperado retorno, mas bastante significativas.
⠀ Novamente envolta pelos alaridos da guerra, ela desabafa com seu amigo, Capitão Rex, a frase citada acima, no penúltimo episódio de The Clone Wars. Apesar de todos os sentimentos — e lágrimas — que me envolveram do início ao fim nos últimos episódios dessa série, essa frase me deixou pensativa e, claro, eu tinha que escrever sobre isso.
⠀ Guardiões da paz, não soldados. É o que os Jedi são. Afinal, uma coisa contradiz a outra, certo?
⠀ Certo?
⠀ Quando tomamos a decisão de andar em santidade, o Evangelho nos apresenta várias nuances que, aparentemente, se contradizem. Jesus diz: "Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mateus 11:29-30); mas também diz: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me." (Lucas 9:23)
⠀ De uma forma resumida, o chamado do Evangelho é, simultaneamente, uma declaração de paz e de guerra.
⠀ Vou explicar.
⠀ No capítulo em que tratei sobre Darth Vader, falei sobre a realidade do pecado. O maior e principal efeito deste é a desarmonia nos relacionamentos, tanto do homem para com Deus, tanto do homem para com seus semelhantes — e até para com o restante da criação, a natureza em si.
⠀ Com o sacrifício de Cristo nós, que outrora éramos filhos da ira de Deus, alcançamos a reconciliação, tornando-nos filhos do amor, deixados sob os mandamentos de amá-Lo acima de todas as coisas e com todo o nosso ser, e amar ao nosso próximo como a nós mesmos (Mateus 22:37-40). Uma vez que temos paz com o Criador, também temos com a criação.
Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.
ROMANOS 5:1Esforçai-vos para viver em paz com todas as pessoas e em santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.
HEBREUS 12:14Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua.
ROMANOS 14:19Aparta-te do mal, e pratica o bem; busca a paz e empenha-te por conquistá-la.
SALMOS 34:14Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.
MATEUS 5:9⠀ O Deus, que se chama Senhor dos Exércitos, promoveu a paz entre Si e sua criação, através de seu Filho; enquanto que seu filho, chamado Príncipe da Paz, declarou não ter vindo trazer paz, mas espada (Mateus 10:34);
⠀ A continuação do texto é bem chocante a primeira vista, ao vê-Lo afirmar ter vindo fazer com que pai fique contra filho, filho contra pai, nora contra sogra etc; você pensa, mas como assim, Senhor? Mas a verdade é que sua explicação é bastante simples.
⠀ A tomada de decisão pelo Evangelho requer uma mudança que se inicia de dentro para fora. Como fora dito no versículo acima de Hebreus, sem santificação, ninguém verá a Deus. Santificação significa separação, abnegação. Significa submissão a vontade de Deus, confiando que ela é melhor que a minha própria vontade. Significa moldar meus conceitos e opiniões a luz do padrão da Palavra. É uma declaração de guerra contra o meu eu. Contra minha altivez.
⠀ Uma mudança abrupta como esta causa uma reação por parte de outras pessoas, em especial as que não compreendem — ou se recusam a tentar compreender. Por causa disso, o afastamento de pessoas da família, do trabalho, da escola etc; não é tão incomum. Os cristãos, por discordarem de opiniões e ideias comumente compartilhadas pelos demais e se absterem de certas práticas, recebem a inimizade de algumas pessoas, sendo mostrado por Jesus, no texto, como "espada".
Suporte comigo os meus sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum soldado se deixa envolver pelos negócios da vida civil, já que deseja agradar àquele que o alistou.
2 TIMÓTEO 2:3-4⠀ Cristo é a Palavra encarnada de Deus (João 1:1). "A Palavra é doce ao nosso coração, mais que o mel a nossa boca." (Salmos 119:103), mas também é espada, e nos incomoda, uma vez que: "[...] penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração." (Hebreus 4:12);
⠀ A primeira guerra que declaramos é contra nós mesmos (Romanos 7:15-25); a segunda é contra o "mundo".
Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.
EFÉSIOS 6:11-12Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.
2 CORÍNTIOS 10:3-5⠀ Martinho Lutero uma vez declarou sermos "simultaneamente justos e pecadores". Se eu puder trazer essa frase para nossa proposta aqui, eu diria que somos "simultaneamente jedi e soldados".
⠀ Para finalizar, fiquem com esse meme:
VOCÊ ESTÁ LENDO
star wars, um olhar cristão
Spiritual"Ai de mim se não pregar o Evangelho!" 𝗔𝗽𝗼𝘀𝘁𝗼𝗹𝗼 𝗣𝗮𝘂𝗹𝗼, 𝟭𝗖𝗼𝗿𝗶𝗻𝘁𝗶𝗼𝘀 𝟵:𝟭𝟲 ⠀ ⠀⠀ ⠀ ⠀ ⠀⠀ ⠀ • ⠀ Fruto de longas conversas entre mim e uma querida amiga, aqui eu apresento a cosmovisão cristã através de reflexões a respeito da...