⠀ Vamos agora falar de um assunto sério que infelizmente tem sido negligenciado e relativizado, mas que é de suma importância e precisa ser trazido novamente a discussão: a realidade do pecado. E nada melhor para tratar a respeito disso do que a doutrina da Depravação Total.
⠀ Derivada do conceito Agostiniano¹ a respeito do pecado original, a Depravação Total — primeira das cinco doutrinas da graça² — afirma que o homem é escravo do pecado. Portanto, torna-se impossível a salvação através de méritos ou esforços próprios, pois, sendo o homem totalmente depravado — tendo mente, emoção e vontade afetados pelo pecado em sua totalidade — a mesma somente se dará através da ajuda e graça de Deus.
⠀ É importante enfatizar que a Depravação Total não significa que o homem é tão mal quanto poderia ser, ou que não seja capaz de fazer o bem, ou discernir entre o bem e o mal, mas que o homem não regenerado é incapaz de buscar a Deus por vontade própria e corrigir sua natureza.
⠀ Agora que você entendeu a doutrina, vamos ao texto que, sim, tem spoilers!
darth vader e a realidade do pecado
⠀ Um dos maiores e mais amados vilões de uma das maiores e mais amadas sagas, com uma história marcante, repleta de dramas, perdas e muito sofrimento. Mas nem sempre foi assim.
⠀ Vader, antes de sua queda, era Anakin Skywalker, "o melhor piloto da galáxia, um guerreiro astucioso e um bom amigo.". Criado em Tatooine por sua mãe, Shmi Skywalker, Anakin servia como escravo ao traficante toydariano Watto, até ser encontrado pelo mestre Qui-Gon Jinn e levado a Coruscant, onde iniciaria seu treinamento Jedi aos 9 anos de idade.
⠀ Acompanhado pelo medo desde pequeno e carregando um fardo de expectativas por ser O Escolhido de uma antiga profecia, Anakin veleja por um mar de emoções estritamente proibidas pelo Código Jedi. E eis aqui o início de sua ruína.
⠀ Após um pesadelo onde via sua mãe morrer em seus braços, Anakin retorna a Tatooine, buscando salvá-la da escravidão. Shmi é encontrada muito fraca e debilitada, e Anakin, então, vê seu pesadelo realizar-se diante de seus olhos. Tomado pela raiva e pelo desejo de vingança, o jovem Jedi massacra o pequeno vilarejo onde encontrara sua mãe e, em seguida, sepulta seu corpo nas areias de Tatooine.
⠀ Passado esse incidente, Anakin vê-se novamente envolto por emoções proibidas aos Jedi, quando imprudentemente inicia um relacionamento amoroso com a senadora Padmé Amidala, com quem se casa em segredo.
⠀ Vivendo uma vida às escondidas com sua esposa durante anos, ele enfim descobre que seria pai. Entretanto sua breve felicidade logo se dissipa quando, numa noite, Anakin tem outro pesadelo parecido com o que teve anteriormente com sua mãe. Dessa vez, vendo Padmé morrer no parto.
VOCÊ ESTÁ LENDO
star wars, um olhar cristão
Spiritual"Ai de mim se não pregar o Evangelho!" 𝗔𝗽𝗼𝘀𝘁𝗼𝗹𝗼 𝗣𝗮𝘂𝗹𝗼, 𝟭𝗖𝗼𝗿𝗶𝗻𝘁𝗶𝗼𝘀 𝟵:𝟭𝟲 ⠀ ⠀⠀ ⠀ ⠀ ⠀⠀ ⠀ • ⠀ Fruto de longas conversas entre mim e uma querida amiga, aqui eu apresento a cosmovisão cristã através de reflexões a respeito da...