Andamos por horas. A neve voltou a cair e a temperatura também. Cada passo nas montanhas era um convite a permanecer parado, sem gastar mais energia, o que seria um grande erro. Nossas respirações se condensavam no ar e se perdiam em meio à neve, uma lenta procissão de cavalos e homens cabisbaixos seguindo aparentemente sem rumo. Seria difícil imaginar que aquele grupo salvaria a Cidade Imperial.
Era impossível manter o olhar focado em qualquer coisa, até porque a branquidão cansava a vista, mas era a única coisa que podia fazer na tentativa de não pensar em meu pai, nem na missão que tínhamos pela frente. Assim gastei horas olhando para a neve e ao mesmo tempo para o nada... Poderia ter prosseguido assim eternamente até a Cidade Imperial não fosse o grande estouro que quase me derrubou do cavalo.
Primeiro achei que estivéssemos sendo atacados. Zhen, tirado da letargia abruptamente como eu, lançou-se em frente esbaforido e, se fosse realmente um ataque, eu já teria sido morto no tempo que levei para acalmá-lo e me recompor. Outros homens também se recuperavam do susto e Chi Fu estava dependurado na sela, blasfemando.
Olhei para o céu em busca de sinais do ataque, mas o rastro de fumaça não vinha de nenhum inimigo e sim de nossa própria carroça.
A nossa. Própria. Carroça!
Reconheci a figura franzina ao lado do cavalo negro, que por sinal era dele, sem acreditar que Ping tinha realmente usado nossa munição para nos entregar a qualquer possível inimigo escondido na neve!
Ou não tinha passado pela cabeça dele que, se quando chegamos à aldeia ainda havia vestígios do fogo vivo, Shan Yu não podia estar tão longe!
Incitei Zhen a galopar na direção do garoto, me controlando para não esganá-lo.
— O que você fez? — perguntei parando próximo a ele, vagamente ciente de Chi Fu me seguindo. Ping respondeu com sua costumeira falta de resposta para quase tudo que eu questionava. — Denunciou nossa posição! — eu mesmo respondi — Agora...
Mas não consegui terminar minha acusação, pois um impacto me derrubou da sela.
Agora estávamos mesmo sendo atacados.
Uma chuva de flechas começou a cair sobre nós.
No menor tempo que consegui, e grato pela adrenalina impedir que sentisse dor, arranquei a flecha que fincara na armadura.
— Saiam do alcance! — gritei.
A neve atrasava nossa corrida e não havia quase nenhum lugar que pudesse servir de escudo, mas próximo ao desfiladeiro havia um amontoado de pedras e foi para lá que o grupo se dirigiu aos tropeços, fustigados por flechas inimigas.
Atrás de nós não havia nada mais que uma queda livre para a morte... a nossa frente o inimigo atacava ocultado pelas montanhas. Nada em nossa precária posição me agradava ou inspirava confiança, mas eu havia sido treinado para combater em qualquer situação e nada me faria desistir ou recuar.
Na metade do caminho nossa carroça de munição foi incendiada por uma flecha em chamas. O inimigo queria nos causar o maior dano possível do alto, antes de vir ao nosso encontro.
— Salvem os canhões! — gritei. Não tínhamos muitos e o grupo conseguiu retirar poucos da carroça. Mas Ping salvou o cavalo...
Enquanto nos aglomerávamos a salvo nas rochas, passei os olhos em nossa munição. Não duraríamos muito tempo na batalha. A cada ordem para atirar eu sentia que nosso tempo se escoava como neve derretida, mas minha força vinha da vontade de mostrar a Shan Yu que a China não se renderia, que lutaríamos até o último homem estar em pé na batalha.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Li Shang
Romance"Líder chinês das melhores tropas de todos os tempos." História da Mulan narrada pelos olhos do capitão Li Shang. É uma pequena homenagem a uma história e a um personagem de que gosto muito e que marcaram não só minha infância, mas a de uma geração...