Eles estavam lutando no meio do corredor do palácio, em frente às portas do aposento privado do imperador e tudo o que eu conseguia pensar era que Mulan lutava ainda melhor de vestido.
Quem diria?
— Shang, rápido! — chamou ela, enquanto imobilizava um dos hunos usando apenas um arco. Se ele movesse o pescoço ela o quebraria sem dó.
Pensando bem, talvez a casamenteira estivesse fazendo um favor a alguns homens deixando essa doida fora do páreo dos casamentos. Causar uma avalanche, escalar as colunas do palácio levando consigo soldados vestidos de mulher, enforcar hunos com arcos... Seria difícil achar um par à altura dela. Mas eu desejava sorte ao pai dela, com certeza ele não tinha criado uma noiva, mas criara uma excelente guerreira.
E quem era eu para desobedece-la!
Ao chamado de Mulan atravessei o corredor e as portas agora livres, corri em direção ao imperador torcendo para que estivesse bem naquele tempo que levamos para chegar ali.
Shan Yu estava erguendo sua espada quando os vislumbrei depois da escadaria. Eu tinha menos do que o tempo de uma respiração para impedi-lo. Ele era um homem enorme e muito forte, o impacto de nossas espadas me levou ao chão, mas pelo menos o imperador conseguiu se afastar ileso. Eu rolei, desviando seu próximo ataque com o pé. Meu chute o desequilibrou e Shan Yu caiu de encontro à coluna, eu virei com a espada de Mulan em punho, pronto para cortar sua cabeça, mas o huno já estava me esperando. Ele amparou meu golpe com a mão que poderia muito bem ser a pata de um urso.
Sem treinamento, o golpe dele teria me lançado varanda a baixo, em uma queda da qual ninguém sobreviveria. A adrenalina me impedia de sentir qualquer coisa e o treinamento corria em minha mente como se fosse o passo a passo de uma brincadeira. Meus pés sentiram a ausência do solo, mas minhas mãos quase que automaticamente agarraram a coluna e icei meu corpo de volta para a varanda, aproveitando para chutar Shan Yu.
Dessa vez ele caiu de costas, escorregando pelo chão liso. O problema nunca era derrubar esse gigante, mas mantê-lo no chão e de preferência derrotado.
Em um piscar de olhos eu estava por cima dele, mas não por muito tempo. Meu soco praticamente não teve efeito e Shan Yu já estava rolando, me segurando pelo pescoço e me derrubando, mas meu braço direito ainda estava livre. Um golpe em sua mandíbula o desestabilizou de verdade dessa vez, por tempo suficiente para que eu o imobilizasse de bruços no chão.
Ouvi Mulan e os demais soldados chegando. Ela dava ordens, como sempre, indicando aos homens como tirar o imperador dali.
Acho que Mulan tinha virado o capitão em algum momento...
Uma onda de alívio me percorreu. Eles desceram pelas cordas das lanternas. Agora independente do que acontecesse naquele palácio, eu sabia que tinha cumprido meu dever, pois o imperador estava em segurança.
Mulan havia ficado para trás. Ela olhava para mim, enquanto eu mantinha Shan Yu imobilizado, o lenço dependurado na corda. Ela hesitava. Devolvi o olhar suplicando para que ela fosse, pois eu não sabia quanto tempo mais conseguiria segurar aquele homem que mais parecia um urso no chão. Meus braços tremiam e suor escorria por minha testa e pescoço. Ela tinha que ir, tinha que partir naquele instante!
Mas ela não foi e Shan Yu, ao perceber que sua vitória ficava cada vez mais distante dele, retomou sua força com novo ânimo. Minhas forças cediam ao passo que o ódio dele o tornava mais forte... Então ele tinha se soltado e meus braços pareciam feitos de nada. Ele me derrubou com um golpe que escureceu minha visão e não tive tempo de me recuperar ou retomar o fôlego quando o próximo veio.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Li Shang
Romance"Líder chinês das melhores tropas de todos os tempos." História da Mulan narrada pelos olhos do capitão Li Shang. É uma pequena homenagem a uma história e a um personagem de que gosto muito e que marcaram não só minha infância, mas a de uma geração...