Os olhos de Chicá ainda estão sobre mim, e pela primeira vez em anos, eu não sou capaz de decifrar o que passa ali. Talvez eu até saiba, mas o medo da acusação ou de jugalmentos estão tão fortes em mim, que eu prefiro não tentar ler.
Sinto quando as mãozinhas de Pierre puxam minha mão, e aproveito disso pra desviar de seus olhos. Meu filho estende os braços em minha direção, num pedido mudo de colo. O que eu faço de bom grado. E assim que o pego, os olhos de Chicá migram mais uma vez pra ele.
- Mamãe, ela ela é sua amiga? - Pierre pergunta baixo, com suas mãozinhas mexendo em meus cabelos.
Seria curioso ver a relação dele com alguém de fora, visto que desde que ele nasceu, só convivia com a família, e alguns dos professores de Dominique.
- É! Ela é amiga da mamãe! - falo baixo igual ele.
- Como ela chama? - ele pergunta, arriscando uma olhada pra Francisca.
- Eu me chamo Francisca! - Chicá toma minha frente e fala, no que Pierre esconde o rosto em meu pescoço, com vergonha por ter sido ouvido. - Mas como é um nome muito grande e muito feio ... - ela fala sorrindo. Chicá não gostava do nome. - Eu resolvi que me chamo Chicá!
- Chicá! Chicá! - escuto meu menino repetindo baixinho.
- Ao contrário do seu nome, que é lindo! Pierre! - Chicá continua, tentando atrair a atenção de meu filho. - Você sabia que eu tenho um filho, que também se chama Pierre? - ela pergunta, no que ele aos poucos vai olhando pra ela. - Mas ele não é pequeno igual você, ele já é grande!
- Igual o tavalo? Gandão? - meu filho solta a pérola que nos faz rir.
- Igual o cavalo! As vezes, ele dá coice também! - ela fala balançando a cabeça. E eu não consigo não lembrar da rápida passagem de Pierre pelo Brasil, e da sua grosseria comigo quando entreguei sua fuga com as princesas.
- Domdom também é gandão! - meu filho fala, agora já totalmente sem vergonha da nossa visitante.
Vejo os olhos de Chicá me olharem com uma certa interrogação.
- Dominique. - falo apenas mexendo os lábios pra ela.
- Sim! Seu irmão também é grandão! - ela fala - Você sabia que eu também tenho um irmão? E ele também é grandão?
Ela fala e meu corpo já retesa.
- Como ele chama? - Se tinha uma coisa que meu filho amava, era saber o nome das coisas! Tudo ele perguntava, tudo ele repetia até aprender, era assim desde que eu me lembrava.
- Pedro. - Chicá fala, e na mesma hora seus olhos veem pra mim. - Ele se chama Pedro.
- Pedo, Pedo. - Pierre fala baixinho, assim como havia falado o de Chicá.
- Isso, Pedro! - ela fala, e agora mais confiante se aproxima de nos dois, e se arrisca levando uma das mãos até os cabelos de meu filho, os colocando pra trás. - Você sabia, que Pedro em francês é Pierre? - ela pergunta, analisando agora de perto meu menino. Que faz um não com a cabecinha. Mas eu sei, que aquilo foi pra mim, não pra ele.
- Na verdade, o nome dele é Vincent Pierre. - eu falo como se isso fosse ajudar em alguma coisa. E a olhada que ela me dá deixa isso bem claro.
- Pierre, você não quer vir aqui, no colo da tia Chicá só um pouquinho? - ela pede do nada, já com as mãos estendidas.
Meu filho me olha, e depois olha pra mulher na sua frente, e ao contrário do que imaginei, se joga nos braços dela. Ele não ia com estranhos.
Quando eu consigo ver novamente o rosto de Chicá, a emoção e amor que eu vejo ali, fazem meu coração transbordar de amor e culpa. Ela era tia do meu filho, família dele.
VOCÊ ESTÁ LENDO
• Au Revoir •
RomanceUma pequena loucura que se passa após o término Pedrisa. Se eles dissessem não, mas o destino dessisse sim! E um novo pequeno inesperado viesse confirmar isso?