Em "Discriminação e Disparidades", Thomas Sowell compreende que, em um mundo perfeito, onde todos possuem as mesmas situações, sem privilégios para uns e para outros, a desigualdade continuaria existindo. Sua teoria implica no fator humano, definindo pré-requisitos que variam de pessoa para pessoa.
Considerando um cenário hipotético, onde para obter sucesso são necessários cinco pré-requisitos simultaneamente, porém nenhum deles sendo raro. Tão comuns ao ponto de uma pessoa possuir a chance de ter, ao menos um deles, de duas em três. Dessa forma, a probabilidade de alguém ter todos é de dois terços multiplicados por si mesmos cinco vezes, resultando em 32/243, ou seja, uma chance em oito. Resumindo, as chances de fracasso chegam próximas de sete em oito.
Obviamente é um cenário extremamente desigual, refletindo exatamente a diferença entre indivíduos. Um bom exemplo é a Escócia; durante o século XIV, dizia-se que o mais rico barão escocês seria incapaz de escrever o próprio nome. Uma das nações mais atrasadas do mundo, vivendo num território pouco favorável, levando em conta que os países mais desenvolvidos eram geralmente mediterrâneos, planos ou banhados por água - como a China.
Contudo, a partir do século XIX, a Escócia teve um surto econômico e cultural, possuindo alguns dos principais intelectuais da Inglaterra, tais como Adam Smith, James Watt, David Hume, James e John Stuart Mill, Sir Walter Scott, etcetera. O motivo? Passou a ter alguns dos pré-requisitos após um fenômeno catastrófico: as cruzadas.
Não apenas abandonaram o Gaélico como língua mãe, adotando o inglês, como foram introduzidos à cultura britânica, junto da religiosidade, pelo mais horrível que pareça. No mundo antigo esses eram alguns dos pré-requisitos para o desenvolvimento econômico e social, sabendo que a igreja era a principal responsável pela disseminação da educação e alfabetismo. Mesmo levando-se tempo considerável, uma vez que o fruto só foi colhido no final do século XIX, é definitivamente uma prova de que desigualdades e pré-requisitos variam com o tempo.
É possível entrar em muitos outros exemplos que comprovam a teoria de Sowell, desbancando ideais retrógrados do século retrasado. Chegando à tais conclusões, indiretamente Earth possuía alguns dos pré-requisitos que cativavam Mix. Mesmo que levasse tempo, os sonhos envolvendo o rapaz que o mais jovem possuía eram a prova disso.
O planalto coberto pela mais brilhante grama infestava sua mente, relembrando-o da brisa em seu rosto e o cheiro fresco que subia por seus pés. Uma paz descomunal que nem sequer o povo chinês foi capaz de sentir durante toda sua dominância econômica no século XVI. O curioso era que sonhava tal paraíso nos braços de Neo, enquanto quem aparecia ao seu lado era Earth.
Nem sequer se tocava de tal façanha, suspirando enquanto a voz surpreendentemente doce do outro ecoava por sua cabeça. Entretanto, não podia desmentir que parte de sua calmaria vinha do calor de quem chamava de amante.
Já se fazia uma semana que estava com Neo, sem nem sequer ouvir falar de Earth. Porém naquele dia não havia escapatória; teria de ir à uma entrega. Ainda não sabia qual era a região, muito menos quanto à mercadoria que transportaria. O que lhe assustava era ver a quantidade aumentando a cada dia. Por serem muito eficientes e competentes, a confiabilidade de traficar um número cada vez maior de quilogramas explodia.
Era nisso que pensava no instante em que acordou. O banho de pouco adiantou para se acalmar, apenas sentindo a ansiedade que sempre tomava sua cabeça quando entrava em tal situação. Algumas vezes já havia sido agredido, além de perseguido por quem não ia com sua cara. Outras gangues o conheciam como "O garoto perturbado de Jimmy", e agora que não estavam mais juntos, as ameaças apenas aumentaram por não ter mais alguém para lhe proteger.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Green Room
Fanfiction{EarthMix} {TW: violência, drogas, depressão, suicídio e abuso (psicológico e físico)} Earth é um punk decidido e pavio curto preso a uma banda falida. Desesperado, um amigo lhe oferece a oportunidade de ajudar um grupo de traficantes a enviar merca...