Há muito tempo atrás, em um povoado próximo a uma densa floresta, vivia uma garotinha de cabelos enrolados e louros, que por esse motivo era chamada por todos de Cachinhos Dourados.
Cachinhos era uma menina muito curiosa e travessa e adorava se aventurar fora dos limites do povoado. Seus pais sempre a alertavam sobre os perigos que existiam nas florestas e estradas, ainda mais para uma criança como ela, porém ela nunca os dava ouvidos.
Certa vez, enquanto seu pai estava fora cortando lenha e sua mãe estava ocupada cuidando da casa, Cachinhos se cansou de brincar apenas no quintal da casa e resolveu ir explorar o bosque próximo. Ela andou e andou para dentro dele sem se preocupar com o que poderia haver lá.
Enquanto isso, em uma choupana enfurnada naquele mesmo bosque, vivia uma família composta por três ursos: Papai Urso, Mamãe Urso e Ursinho, o filhote do casal. Naquela tarde, a mãe da família preparou um belo ensopado de aveia e mel e o serviu em três tigelas, para cada urso. Porém, quando se sentaram para provar a iguaria, acabaram queimando a língua.
- Minha Nossa! - exclamou o pai, com sua voz grave e imponente. - Essa comida está muito quente!
- O que acham então de darmos um passeio pela floresta enquanto o ensopado esfria? - sugeriu sua esposa, olhando para os dois.Pai e filho aceitaram, principalmente Ursinho, que adorava andar pelo bosque, cheirar as flores e correr atrás de coelhos e esquilos.
Assim sendo, os três se levantaram e saíram juntos de casa, animados em respirarem o ar puro das matas.
Pouco tempo depois, enquanto os três ainda estavam fora, Cachinhos Dourados acabou chegando até a soleira da casa, depois de saltitar alegremente e sem rumo pela floresta.
- Puxa, que casa bonita! - pensou ela. - Quem será que vive aí?Curiosa como sempre, a menina bateu à porta. Como não havia ninguém em casa, ninguém a atendeu. Sem se dar conta de que não deveria fazer isso, a garota abriu a porta de leve e entrou, animada para conhecer a choupana por dentro e admirar a mobília.
Foi aí que ela sentiu o apetitoso aroma do ensopado.
- Puxa, o cheiro desse mingau está ótimo! Será que os moradores iriam se importar se eu tomasse um pouco dele?Sem nem pensar muito nisso, a ingênua menina foi até a maior tigela e tomou uma colherada, porém o caldo estava fervendo. De língua queimada, foi experimentar o caldo da tigela média, que estava muito gelado. Depois, provou o caldo da menor tigela que estava ali, e achou tão saboroso que tomou tudo.
Em seguida, foi até a sala de estar e viu três poltronas ali.
- Qual será que é mais confortável? - pensou ela.Então, ela se sentou na maior delas, que era muito grande para o seu tamanho. Tentou a do meio, que era muito dura. Por fim, sentou-se na menor cadeira, que rachou e quebrou com seu peso.
Envergonhada, Cachinhos resolveu ir conhecer outros cômodos da casa e subiu as escadas até o segundo andar, onde ficava o dormitório dos três ursos. Lá, viu três camas.
- Que camas grandes! Será que são confortáveis? - ela se perguntou.Sem pensar nas consequências, ela se deitou na maior cama, que achou muito dura. Depois se deitou na cama do meio, que estava muito fria. Então resolveu experimentar a menor cama e a achou tão confortável que pegou no sono e dormiu ali mesmo.
Algumas horas se passaram, a família de ursos finalmente retornou do passeio. Ao chegarem, foram logo almoçar e notaram algo estranho:
- Ei, alguém tomou do meu ensopado! - urrou o Papai Urso, zangado.
- Alguém também tomou do meu! - queixou-se a Mamãe Urso, intrigada.
- E alguém tomou tudo que tinha na minha tigelinha! - choramingou o filhote.Confusos, os três foram até a sala ver se havia alguém na casa. Lá, também notaram algo estranho:
- Ora, alguém se sentou na minha poltrona! - urrou o pai.
- Alguém também se sentou na minha! - queixou-se a mãe.
- Puxa, vida! A minha está até quebrada! - choramingou o Ursinho, tristonho.- Céus, será que alguém entrou aqui enquanto estávamos fora? - indagou a Mamãe Urso, preocupada.
- Se o intruso ainda estiver aqui, sem dúvida está no segundo andar! - concluiu o marido.Os três então subiram as escadas, atentos à qualquer ruído. Ao entrarem no dormitório, logo notaram que suas camas também estavam diferentes:
- Alguém teve a ousadia de se deitar na minha cama! - rosnou o Papai Urso, com raiva.
- Alguém bagunçou meus lençóis! - queixou-se a Mamãe Urso, zangada.Ao verificar sua cama, Ursinho teve uma surpresa:
- Papai! Mamãe! - chamou ele, assustado. - Tem alguém dormindo na minha cama agora mesmo!Papai Urso se adiantou e puxou as cobertas de supetão. Mas os três ficaram surpresos ao verem que se tratava apenas de uma garotinha. Cachinhos, por sua vez, acordou na mesma hora e ficou pálida de medo ao ver aqueles três ursos olhando para ela.
- Quem é você e o que está fazendo na nossa casa?! - perguntou o urso, confuso.
Em pânico, a menina simplesmente começou a berrar de pavor e levantou-se da cama, às pressas. Sem ter para onde fugir, saltou pela janela do quarto e saiu correndo pelo mato, até sumir de vista. Os três ursos se entreolharam, sem entenderem nada.
Depois daquele dia, Cachinhos Dourados nunca mais saiu do povoado sozinha e passou a dar mais ouvidos aos conselhos de seus pais.
FIM
VOCÊ ESTÁ LENDO
Contos de Fadas
FantasyUma seleção de contos clássicos, escritos nas minhas palavras como eu os ouvi.