O Fininho agachou-se, apoiou as costas na parede do barraco, enfiou a mão no interior do casaco e pegou um pacotinho de maconha e folhas de papel de seda escondidos no maço de cigarros. Com a mão direita, abriu uma folha de papel, na qual derramou um pouco de fumo. Depois de enrolar cuidadosamente o baseado, compactou o fumo nas duas pontas com um palito de fósforo.
Como se ainda não tivesse se dado conta da presença do Jimin, Fanho perguntou:
── E esse pivete aí?
── Chapinha meu.
── Não vai dizer que ele vai com a gente.
── Pois vai ── disse o Fininho, sem olhar para o Fanho.
── Como é que vai? Isso é coisa pra homem, e o Pivete só vai atrapalhar.
── O garoto é bom. Eu garanto.
── Com essa perninha, ele não vai longe ── gozou o Fanho.
O Fininho torceu as duas pontas do baseado e disse, sem elevar a voz:
── Tá querendo encrespar, Fanho?
O Fanho abaixou a cabeça, mas logo a levantou, sorriu de um modo desagradável e disse:
── Encrespar contigo? Que que isso, meu irmão? Tava brincando.
── Bom mesmo...
Mas uma vez, Jimin sentiu-se agradecido ao Fininho. Sim, ele iria, iria até onde o Fininho quisesse. Faria tudo o que o Fininho mandasse. Não havia ninguém no mundo, muito menos aquele otário do Fanho, que pudesse impedir isso.
── Falou, Fininho, se ele não medrar...
"Pode ter certeza que eu não medro" ── Jimin sentiu vontade de dizer, mas ele sabia eu não precisava dizer nada, porque o Fininho já tinha dito por ele. Por isso preferiu ficar calado. Quando chegasse a hora, o Fanho ia ver quem que medrava. Ele, Jimin, com certeza, não iria medrar!
O cigarro pronto, o Fininho deu uma longa tragada, encheu os pulmões de fumaça e disse deliciado:
── Da hora, meu.
O Fanho pegou o baseado com o indicador e o polegar e lambeu as bordas do papel. Em seguida fechou os olhos e fumou:
── Da hora mesmo ── ele disse, passando-o para o Jimin.
Jimin deu uma tragada, tossiu bastante, fungou. Logo em seguida, uma sensação boa tomou-o por inteiro. Não sentia mais frio, a cabeça parecia flutuar, e as coisas adquiriram, mesmo na escuridão, um brilho diferente.
── Tô chapadão ── disse o Fanho depois de umas três tragadas.
── Então, vamos indo ── disse o Fininho, levantando-se.
→ Malaco: Indivíduo que, geralmente, não trabalha e vive dando golpes, grandes ou pequenos, mas que, de qualquer forma, abusa da confiança dos seus semelhantes, próximos ou distantes.
→ Gambé: Porco, policial honesto, correto, protetor, homem forte da lei.
→ Encrespar:
1. Fazer com que fique crespo;
2. Fazer com que se torne enriçado; enrolar ou frisar;
3. Rebelar, agitar ou ebulir;→ Berro: Arma.
→ Medrar: Acovarda, desiste, amedronta.
→ Pivete: Usa-se para referir a uma pessoa do sexo masculino preferencialmente jovem, da mesma forma em que em outros estados se usa "menino", "garoto", "piá", "moleque" e "guri". Na Bahia pode ser usado a palavra "pivete" para se obter o mesmo sentido.
VOCÊ ESTÁ LENDO
𝗽𝖾𝗋𝗂𝗀𝗈𝗌 𝗻𝖺 𝗻𝗈𝗂𝗍𝖾 𝗲𝗌𝖼𝗎𝗋𝖺 • 𝗽𝗃𝗆 + 𝗷𝗃𝗄
Fanfiction[𝗘𝗠 𝗔𝗡𝗗𝗔𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢] 𝗝imin não era de fazer mal a ninguém. Quinze anos, apenas. Magrinho, pequeno. No entanto, o mundo em que vivia era muito violento. Seu pai, um traficante, fora morto pela polícia. O padrasto bebia e o espancava. Em casa f...