DUAS DICAS PARA MELHORAR SUAS DESCRIÇÕES

192 17 0
                                    

E aí, pessoal. Tudo bem? Espero que sim!
Novamente com mais uma dica expressa, mas eficiente, hoje eu falarei sobre alguns métodos que eu particularmente uso para melhorar minhas habilidades de descrição. Simbora!

DICAS

1) Copie autores famosos: é isso mesmo! Tudo o que você deve fazer é resgatar as expressões que o autor está usando (e que você ache interessante) e trazer para a sua escrita. Por exemplo: eu costumava ler sempre a expressão "entredentes" e acabei acrescentando isso nos meus textos. Fiz o mesmo com "balbuciou", " "estremeceu", entre outras. Você pode fazer isso com frases inteiras também. Esses dias eu li num livro a personagem dizer "...eu pisquei várias vezes para desobstruir a visão...", referindo-se ao ato de chorar. Eu achei interessante e apliquei, com algumas mudanças, numa cena que estou escrevendo.

2) Descreva o que você já viu: você pode pegar uma cena de filme ou série que você ame muito. Mas precisa ser uma que faça seu coração bater mais forte. Tente descrever com exatidão tudo aquilo que você vê naquela cena. Os objetos, os personagens envolvidos, o conflito, as emoções, as expressões faciais, as roupas, o clima, o tom de voz. Tudo até o mínimo detalhe. Você pode fazer uma lista de coisas presentes nessa cena e recriar toda ela do seu próprio jeito. Se preferir, você pode apenas descrever fielmente a cena em questão. Esse exercício é eficaz para aumentar a sua percepção sobre o ambiente e todo o resto envolvido em uma cena. Na hora de escrever, é preciso ter cuidado para não exagerar nos detalhes.

BONUS: Vá até uma praça, parque, horto de sua cidade e sente-se num banco. Pegue um caderno/celular e descreva o que as pessoas ao seu redor estão fazendo. Escreva sobre as plantas, o vento, o céu, o calor ou frio, a sensação que você está sentindo. Fale sobre o chão, o que tem nele, como são as paredes, as pedras, se tem brinquedos para as crianças, se aquele lugar te traz lembranças, enfim. Isso vai ativar sua capacidade de visualização. Você trará mais conteúdo para suas descrições. Elas não ficarão mais vazias!

É isso. Até a próxima!

SIGA-ME AQUI: AutorLianReis

Dicas Para Escritores | Vol. 2Onde histórias criam vida. Descubra agora