Olá, pessoal. Tudo bem com vocês? Espero que sim!
Hoje vamos falar de um assunto importantíssimo e que está presente na vida de todo escritor: a autocrítica. Você tem costume de escrever muitas coisas, mas guardá-las a sete chaves? Tem vergonha de mostrar o que escreve porque pensa que as pessoas irão te criticar por isso? Já abandonou projetos por achar que estavam ruins demais? Sofre com o perfeccionismo desenfreado?
Pois é. Você não está só.
Eu sou a prova viva disso tudo. Estou a um tempão escrevendo um livro que nunca acho que está bom. Muda daqui, muda dali... hoje mesmo eu 'dei a louca' e apaguei vários capítulos, tirei partes de uns e coloquei em outros, enfim. Essa insatisfação me persegue, mas nem sempre eu fui assim. Logo quando comecei a escrever, tudo parecia tão mais leve, tão prazeroso. Hoje tudo parece ser uma missão de guerra! É difícil colocar as palavras da forma que eu quero, descrever as ações de um jeito interessante. Sinto que preciso vencer esse perfeccionismo que mais atrapalha do que ajuda.
Não sei se acontece com vocês, mas toda vez que eu não me sinto satisfeito com algo que escrevo, procuro um livro de algum autor famoso que tenha uma cena parecida com a minha. Quando eu observo a escrita daquele autor, me bate uma crise existencial e eu simplesmente não quero mais escrever. É como se eu fizesse uma auto sabotagem! A verdade é que, mesmo que eu escreva bem aos olhos dos outros, o grande problema está em mim: eu não sei encontrar o meu equilíbrio. O ponto onde o meu perfeccionismo e a realidade se encontrem. E, por esse caminho, eu nunca vou achar, simplesmente porque ele não existe. O perfeccionismo é um círculo vicioso. Quando você entra nele, é difícil sair.
Para mim, o conceito de "ruim" não existe, seja em qualquer âmbito. O que eu sempre costumo observar nas coisas que eu escrevo é: será que está faltando algo? O texto no qual estou trabalhando pode já está interessante, mas eu não sossego até ficar "perfeito". Isso acaba com o meu desempenho, porque eu me comparo muito com muita gente e acabo me achando um cocozinho secando no sol.
Eu citei há um tempo atrás sobre um escritor famoso que dizia não gostar de certas coisas que escrevia. Fiquei pensando: será que ele se sentia como eu me sinto agora? Ou como centenas de pessoas também se sentem?
Vencer a autocrítica parece ter bem mais a ver com passar a gostar do que você faz, independente de, aos seus olhos, estar bom ou não. Na verdade, o segredo para vencer a autocrítica é simplesmente se tocar de que não existe nada perfeito. Vencer autocrítica é parar de se comparar com pessoas que claramente estão em nível mais avançado que você. Vencer autocrítica é olhar para os seus textos e dizer: "eu te amo do jeitinho que você está agora, e se precisar melhorar, eu vou estudar pra isso". É admirar o espetáculo dos outros sem esquecer da beleza do seu.
Eu entendo que aceitar o nosso estilo de escrita não significa se conformar com ele. A verdade é que que nós, escritores, sempre estaremos aprendendo técnicas novas que irão aprimorar o nosso estilo. A tendência é sempre melhorar. Se conformar significa olhar para aquilo e pensar: "deixa como tá!".
Sendo muito sincero com vocês, eu sempre fui muito presunçoso em relação ao que escrevia. Eu achava que eu não precisava melhorar, que aquilo estava perfeito, que eu era o melhor de todos... mas eu não era. Eu precisei melhorar... e hoje encaro as consequências dessa presunção: a autocrítica. Se antes eu me achava o fodão, hoje, em certos momentos, eu me sinto nada. Portanto a minha dica é: jamais acredite que você não precisa melhorar... Todos precisamos.
É isso, pessoal. Espero que esse desabafo tenha ajudado vocês a pensar melhor sobre seus textos, assim como me ajudou. Fiquem bem.
Até a próxima!
SIGA-ME AQUI: AutorLianReis
VOCÊ ESTÁ LENDO
Dicas Para Escritores | Vol. 2
Hayran KurguTenho certeza de que você já deve tá exausto de tanto rodar a Internet em busca de dicas de escrita que realmente funcionam. Enrolação, vídeos nada objetivos ou pouco claros, conteúdos complexos demais... esqueça tudo isso! Seja muito bem vindo ao l...