Olá, pessoal. Cês tão bem? Espero muito que sim!
Você já ficou perdido sobre como organizar seu enredo? Já se fez perguntas do tipo: quantos capítulos deve ter a minha história? O que escrever em cada um deles? Qual a quantidade de palavras mais adequada? Pode mudar pra outra cena no mesmo capítulo? Como resolver as pontas soltas do meu livro? Ufa! Pois bem. Mantenha a calma, pois essas e outras perguntas serão respondidas agora. Vamos lá?
COMO DIVIDIR O LIVRO EM CAPÍTULOS
1) Planeje toda a sua história antes. É... você achou que ia fugir disso, não é? Acha mesmo que escrever é só abrir o bloco de notas e pronto? Onde você vive, criatura?! Você precisa planejar todo o enredo antes de qualquer outra coisa. Através disso você pensará nos personagens, nas características deles, na jornada do herói, nos plots e, por fim, no final do livro. Sabe por que isso é tão importante? Pra quando você ler a sua história do início ao fim (ou do fim para o início) todos os diálogos e descrições dela façam sentido e não tenha nada incoerente. Exemplo: pensa numa série de dez temporadas em que o personagem principal diz ou faz algo misterioso no primeiro episódio, mas que só vai fazer sentido na última temporada. Você acha que o escritor da série inventou aquilo de última hora? Óbvio que não! Tudo já estava planejado, meus lindos. Portanto, defina todos os acontecimentos (todos mesmo) antes de começar.
2) Agora sim. Depois de tudo especificado, hora de separar os atos em capítulos. Um exemplo simples só pra contextualizar: suponhamos que a jornada da minha personagem Maria é descobrir e assumir sua sexualidade lésbica enquanto lida com o preconceito dos colegas de escola. Quando eu tiver toda a história pronta é só separar:
Capítulo 01: Maria vai à escola e sofre Bullying;
Capitulo 02: Os pais descobrem a sexualidade dela;
Capítulo 03: Maria foge de casa à noite e é roubada;
Capítulo 04: [...] segue com mais atos;E aí? Fácil, né? Lembrando que você só vai conseguir fazer isso se tiver todos os acontecimentos da história prontos (de forma resumida). Com isso, você consegue saber mais ou menos o que deve fazer a cada capítulo.
MAS E A QUANTIDADE DE PALAVRAS?
Taí uma coisa relativa. Tanto faz. Você pode fazer um capítulo de 4 mil palavras ou um de 20. O que mais importa é que você desenvolva sua história bem. Olha que exemplo legal: a Suzane Enoch em seu livro Como se Vingar de um Cretino fez isso aqui em um dos seus capítulos:
Legal, né?! Assim como esse, já vi diversos livros com capítulos curtos, de uma única frase, e longos, de mais de 8 mil palavras. Mas se você está em busca de uma base mais ou menos ideal, eu sugiro que você fique entre 1 e 3 mil palavras. Essa não é uma quantidade que causa cansaço ao leitor e nem no escritor. É. a media que eu tento me manter, um pouco a mais ou a menos.
Agora que você já organizou os atos do seu livro, você precisa apenas uni-los por descrições. O nosso exemplo é que Maria sofre Bullying na escola. Você pode começar a descrever ela chegando na sala e recebendo olhares tortos. A partir disso, com o modo com que ela reage ao assédio, você pode começar a traçar a personalidade dela: tímida ou extrovertida? Ela confronta ou aceita? Enfim, desenvolva seu personagem com os acontecimentos da história.
ORGANIZAÇÃO PRÁTICA
1) e quando você encerra uma cena, mas ainda tem assunto a tratar naquele capítulo? Você pode simplesmente mudar de parágrafo ou usar um separador de textos disponível na internet. Algumas pessoas usam uma imagem para separar os acontecimentos, o que também é bem vindo.
2) você pode e deve usar as ferramentas de ajustar, negrito, itálico, etc. Isso enriquece o seu texto. Imagina se você quer recitar uma carta de seu personagem? Usando o itálico, por exemplo, fica bem interessante.
3) fique atento aos erros de ortografia. É bem provável que você acabe errando muitas palavras na sua história, portanto sempre revise.
4) estruture com sabedoria os seus parágrafos. Pensa comigo: um parágrafo expressa uma ideia, certo? Quando você notar que aquela ideia já foi finalizada, você já deve pular pra outro.
5) verifique os furos. Furo é quando você deixa de seguir uma determinada linha de coerência. Por exemplo: se na cena você deixa explícito que o seu o personagem está com as mãos ocupadas com algo pesado, mas, no minuto seguinte, você diz que ele levou as mãos à cabeça, você estará cometendo um furo.
É isso. Espero que tenha sido útil pra você!
REDES SOCIAIS
INSTAGRAM: @/lianreis_
TWITTER: @/LianReis_
WATTPAD: AutorLianReis
VOCÊ ESTÁ LENDO
Dicas Para Escritores | Vol. 2
Fiksi PenggemarTenho certeza de que você já deve tá exausto de tanto rodar a Internet em busca de dicas de escrita que realmente funcionam. Enrolação, vídeos nada objetivos ou pouco claros, conteúdos complexos demais... esqueça tudo isso! Seja muito bem vindo ao l...