Olá, pessoal. Vocês tão bem? Espero que sim.
Antes de começar, eu vou logo avisando que esse capítulo é um dos mais importantes e decisivos que eu já escrevi. Espero ajudar muitas pessoas com as informações que trarei aqui.
Vamos lá?
É bem provável que você já tenha se perguntado coisas do tipo "Eu devo escrever minha história no presente ou no passado?", "Mas e se eu quiser usar os dois?", "E se o meu protagonista for viajante do tempo? Como funcionaria a relação entre passado e presente?", entre muitas outras dúvidas. Vou iluminar os caminhos de vocês começando de forma bem básica. Bora?
O TEMPO DA HISTÓRIA
Pessoal, é de suma importância que vocês saibam que as suas histórias têm um tempo próprio. Ainda que elas sejam contemporâneas e se passem no mesmo ano em que vocês as estejam escrevendo, elas ainda têm os seus relógios próprios. Digo isso porque é muito comum que não percebamos que estamos relacionando o tempo verbal do nosso livro com o momento em que estamos o escrevendo. Geralmente, acontece da história ser no passado e o escritor colocar os verbos no presente. Ex.: Colocou, passado; Coloco, presente. Sabendo disso, é ideal que você escolha um dos tempos verbais para escrever.
MAS E SE EU QUISER USAR MAIS DE UM?
É, você pode. Aliás, na escrita você pode tudo! Porém você não deve fazer isso de qualquer jeito. O ideal mesmo é que você use um só tempo, até para ser menos confuso para você. Se você começou com "falou, parou, cheirou, beijou, fez...", no passado, continue no passado. Como eu disse, tenha em mente de que a sua história tem o seu próprio tempo. Por exemplo: a história que estou escrevendo atualmente é contada no passado, ou seja, o protagonista já vivenciou tudo aquilo. É como se ele, depois de tudo ter acabado, estivesse relatando toda a história para alguém. Isso quer dizer que o passado desse personagem é o passado narrativo do livro. O passado dele é a ordem cronológica do meu enredo, é o que importa. É por essa sequência temporal que o meu livro deve seguir.
Pois bem. Se seu livro é narrado no presente em primeira pessoa e você quer tanto usar os dois tempos narrativos, você pode usar os verbos no passado para mostrar ao seu leitor um flashback, por exemplo. Tipo: "Estou sentado na sala e começo a me lembrar de Felícia. Ela era linda, cozinhava bem, era cheirosa...". Nesse trecho, é possível identificar os dois tempos verbais. Estou e começo estão no presente, e era e cozinhava estão no passado. O narrador usou os dois tempos verbais para descrever o que ele estava fazendo, e sobre uma pessoa do passado. Dessa forma específica, você pode, sim, usar os verbos no passado quando estiver escrevendo no presente, sem que fique confuso.
Já se o seu livro for no passado em primeira pessoa, você poderá usar o presente, por exemplo, no último capítulo, a fim de mostrar como o personagem lidou com as adversidades que enfrentou durante o enredo e como ele estaria no presente narrativo. Pode usar no epílogo, que é onde geralmente o autor mostra o que o personagem fez da vida depois de tudo. Outra possibilidade é trocar de foco narrativo. Digamos que há uma cena de luta e você quer gerar mais aproximação dos envolvidos com o leitor. Você pode trocar para terceira pessoa e descrever as ações no presente, ou mudar para a perspectiva do adversário e também descrever no presente. Vale lembrar que essa troca precisa fazer sentido no seu livro, portanto só faça isso se realmente for necessário.
Você ainda tem opções de usar o futuro do pretérito. "Mas o que caralhinhos saltitantes é isso?", você me pergunta. A grosso modo, é um tempo verbal de especulação. Tipo: estaria, poderia, falaria, brincaria. Pode ser brilhantemente usado na sua história pra descrever coisas que poderiam ter acontecido. Por exemplo: sua história se passa no presente e o seu protagonista perdeu o pai. Você poderia dizer: "Papai não está mais aqui. Estou sozinho no mundo. Deixo uma flor em sua lápide e caminho para fora do cemitério, tentando arrancar de mim a esperança de que papai estaria em casa me esperando; que jantaria comigo aquele bolo horrivelmente gostoso que só mesmo eu poderia fazer...". Percebeu que eu usei o presente e ao mesmo tempo o futuro do pretérito (cogitando coisas que poderiam ter acontecido, mas não seriam mais possíveis)? Em negrito, os quatro primeiros verbos estão no presente e os demais, no futuro do pretérito.
Ah, e a mesma coisa vale se eu estivesse narrando no passado e quisesse cogitar coisas que poderiam ter acontecido.
E SE A HISTÓRIA NÃO SEGUE O TEMPO COMUM?
Bem, aí as coisas complicam um pouco. A questão aqui é você manjar muito bem desses lances metafísicos aí e saber usar bem os tempos verbais ao seu favor. Se sua história começa no passado narrativo do personagem e ele acabar indo parar na era medieval, por exemplo, ele obviamente terá uma mente mais avançada para a época. Será tratado como alguém do futuro. Agora me diga: uma história que é narrada no passado terá um personagem que viajará ao passado e será conhecido por lá como alguém do futuro. Que maluquice isso! As pessoas que ele deixou no século dele, decerto, continuarão a vida. Se ele mudar qualquer coisa do passado onde está, desencadeará uma série de distorções no espaço-tempo que poderão até apagar completamente a sua existência. Todos no século dele irão esquecê-lo, como se nada sobre ele houvesse sido dito. Nesse casos, o tempo verbal vira uma LOUCURA! Mas é só você se manter atento que dá tudo certo.
ATENÇÃO
De novo, não se esqueça de que sua história TEM O PRÓPRIO TEMPO. Respeite-o, independente se for passado, futuro ou algo que inverte a realidade. Seja coerente. Não comece a escrever no passado e continue no presente sem se preocupar se está correto segundo o que a sua história pede. Fique atento e não relacione o momento em que você está escrevendo com a cronologia dos fatos do seu livro.
Se você já escreveu todo o seu livro sem reparar se mudou o tempo verbal em alguma parte, acho melhor você arregaçar as mangas e partir para revisão (também tô nessa fase, haha!).
Bem, espero que tenha sido útil para vocês.
Até a próxima!SIGA-ME AQUI: AutorLianReis
VOCÊ ESTÁ LENDO
Dicas Para Escritores | Vol. 2
FanfictionTenho certeza de que você já deve tá exausto de tanto rodar a Internet em busca de dicas de escrita que realmente funcionam. Enrolação, vídeos nada objetivos ou pouco claros, conteúdos complexos demais... esqueça tudo isso! Seja muito bem vindo ao l...