Pais e Filhos

5 0 0
                                    

Lá embaixo, ela viu o par de olhos verdes sumir por detrás das portas de madeira maciça, deixando-as minimamente fora da batente. Hortênsia não sabia dizer se a fresta da porta era um convite ou um descuido. Muda, ela seguiu as amigas até chegarem ao seu quarto e não demorou para as meninas se acomodarem sem sapatos, fitas, xales, lenços ou jóias. Esta é uma cena que se repete independente da era, por todos os dias desde o surgimento da mulher. Amigas reunidas num quarto trocando confidências. Enquanto trilhava se caminho através dos quadros de toda a linhagem da família de Dom Pedro II, o rapaz repensava e repassava seu ensaios, buscando argumentos contra a moça com quem recém cruzara na escadaria principal. Estava adiando esta conversa o máximo possível, porquem não achou que o pai fosse capaz de realizar a sua total exclusão do ducado. Quando Thomas mostrou suas razões para não querer se casar às pressas, pensou ter se livrado das obrigações com o mercado nupcial. O rapaz passou a infância com uma mãe ávida para dar aos seus filhos o conto de fadas que ela teve, onde um herói salva uma donzela em perigo e vivem felizes para sempre. Sem toda a artificialidade de um casamento por acordo. Sabe o quanto é difícil encontrar algo quando você não está procurando? Mas valeria à pena. Só precisava deixar a vida seguir seu curso e encontraria alguém digno de assumir o lugar de sua mãe.

É muito difícil você trazer de volta para o ninho um passáro que já sabe voar, então o duque não insistiria no pássaro mais velho por muito tempo. Até porque, ele não tinha muito tempo. A sua viuvez durava vinte e cinco anos e por mais que quisesse, não havia aprendido à lidar com suas emoções. Durante o primeiro ano, tentou se isolar e isso resultou nas crises maternas que Thomas enfrenta até hoje. Já havia estragado a cabeça de um dos seus filhos, não podia falhar com o segundo, foi com isto em mente que Damian enviou Harry para o Corpo de Imperiais Marinheiros, não muito longe de casa, na ilha das Palmeiras. Voltar para a Inglaterra não daria certo, teria que choramingar pelo apoio de Vossa Majestade e ser reintroduzido numa corte que ainda deveria estar comentando sobre como ele matou sua esposa, ao trazer a duquesa para terras selvagens. Depois de um ano sem deixar o quarto que dividiu com memórias de sua finada esposa, e mais um ano preparando seu filho de apenas doze anos para sair de casa, ele viveu sozinho por três anos até descobrir que poderia se juntar à sua esposa no além-vida. Foi a pior forma de falsas esperanças que Deus poderia ter lhe dado e até hoje, o duque espera ansiosamente para o reencontro que findaria sua vida.

Jamais interromperia os ofícios do duque, mas esta questão já tinha ido longe demais. Harry não pode se casar com uma moça como ela. Todos sabem que Hortênsia nasceu fora de um casamento e se você não tiver contatos que lhe digam, basta fazer as contas: seu aniversário é seis meses antes das bodas de seus pais. Revelar o bastardismo poderia acabar com qualquer chance de futuro da menina e talvez seu pai aceite esse motivo tão tosco, ao invés da razão apresentada anteriormente, para sua contrariedade: Harry não poderia se casar com a moça, porque Harry é um menino! Basta um lado da família amaldiçoado, agora é hora de procurar uma verdadeira santa para assumir o legado de sua mãe.

As batidas na porta cortaram um brinde e quando não ouviu ninguém se anunciando através da madeira, Damian sabia exatamente quem lhe interrompia. Certos hábitos não mudam. Com um menear da cabeça, o duque deu liberdade para a porta ser aberta.

— Veja só! Achei que não viria!

Esboçou sem surpresa alguma, ao ver seu filho diante da porta. Apesar da impassividade nos olhos e da doença em seu sangue, havia um sorriso em seus lábios. Febre Amarela. Bom, pode não ser comum, não tira muitas vidas na nossa sociedade. Ser pai foi a última coisa que Damian Walsh fez no Velho Mundo: Foi escolhido à dedo para ir o mais longe possível da alta sociedade inglesa, por sua majestade, com quem compartilha uma amizade de anos. Oficialmente, era o homem mais indicado para a missão e extraoficialmente, estava sofrendo demais para se adequar à alta sociedade e ficar longe de gente que dissemina maldades por prazer, lhe faria bem. Havia uma grande responsabilidade à se cumprir no Brasil, terras que Portugal acabara de perder. E se alguém iria reaver controle sobre a nação recém-nascida, ou ao menos por ordem na casa, seria a Inglaterra com o Tratado de Aliança e Amizade. O maior desejo de Damian é voltar para casa antes de morrer em terras estranhas. Seus filhos se saírão bem. Harry demonstra que não é insano à cada dia, enquanto cresce na carreira e vez ou outra, deflora uma moça para lembrar ao mundo sua virilidade. Thomas... Bom, o rapaz é um gênio e prova sua força cada vez que tem êxito em passar a perna no pai. Como um homem de alto cargo, é péssimo que seu filho consiga lhe abater, mas como pai, é ótimo ver o rapaz crescer em sagacidade. 

HortênsiaOnde histórias criam vida. Descubra agora