Amor em libras

94 8 91
                                    

#PRATODOSVEREM 👁️| Banner na cor rosa-pink

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

#PRATODOSVEREM 👁️| Banner na cor rosa-pink. Do lado esquerdo, lê-se "Amor em Libras", título do conto. Do lado direito, uma moça e um rapaz comunicam-se em Língua brasileira de Sinais. Ela não fala e ele não ouve; ele gesticula "te amo" em Libras e ela ri. Corações em volta deles. Conto escrito por Thays Marques.

Era a primeira semana de Sérgio na faculdade onde ele cursaria Tecnologia da Informação, e apesar de ele ser acelerado e estar sempre muito apressado, o rapaz não pôde deixar de notar mesmo assim, que ali havia uma bela garota, que curiosamente sempre se sentava sozinha na hora dos intervalos.

E intrigado com o olhar triste que aquela moça de cabelos negros e cacheados sempre lançava para a multidão, Sérgio resolveu perguntar para a sua nova turma de amigos, se eles sabiam algo sobre a misteriosa garota. Afinal, aquele comunicativo rapaz acreditava que ninguém era cem por cento sozinho no mundo; ao menos não por escolha própria.

Todavia, o que uma das pessoas que estavam sentadas a em sua mesa no refeitório disse, o deixou muito espantado e triste.

― Você não sabe, Sérgio? Ninguém consegue se comunicar com aquela mocinha ali, pois ela é surda!

O rapaz ficou parcialmente irritado com os amigos, ao vê-los dar de ombros, como se aquele assunto não lhes importasse nem um pouco. Afinal, todos ali podiam ouvir muito bem.

― As pessoas não conseguem, ou não querem se comunicar com ela? ― ele questionou com certa ferocidade em sua voz, afinal, existia à disposição a língua dos sinais. ― Eu mal cheguei aqui e já sei que a universidade oferece aulas de Libras de forma totalmente gratuita, como uma forma de incentivar a inclusão dos alunos com deficiência auditiva.

― Nós não estamos interessados em fazer aulas de Libras só para conseguir conversar com uma garota, Sérgio! – Isadora disse, cheia de petulância e preconceito em sua voz. ― E, aliás, eu acho mesmo é que deveriam ter instituições próprias só para pessoas assim como aquela garota!

Ao ver tamanha falta de empatia nas palavras da moça à sua frente, Sérgio se levantou da mesa, com o estômago todo embrulhado. Ele havia desde cedo aprendido com a família a ser uma pessoa que apoia e luta pela inclusão de todas as pessoas com deficiência, afinal, era muito errado descrever aquelas pessoas como se as suas limitações fossem tudo o que elas tivessem a oferecer, sendo que todos sempre têm muito mais a mostrar para o mundo. Afinal, cada ser humano é único, e conhecer os seus mínimos detalhes, sempre valeria a pena na visão de Sérgio.

― Pessoas assim? ― ele quase cuspiu as palavras na face de Isadora, tão cheio de repulsa que ele estava por aquela fala da garota. ― Apesar de suas limitações, aquela garota é como qualquer um de nós, e merece todo o respeito que qualquer ser humano sem deficiência recebe em sua vida!

Isadora voltou a dar de ombros, como se tivesse muito entediada com o assunto abordado pelo rapaz à sua frente.

― Se está tão interessado em defender aquela garota, por que não aprende Libras e vira o melhor amigo dela então? ― a moça questionou, cheia de arrogância em sua voz.

Contos para se conscientizar: porque o respeito está nos detalhesOnde histórias criam vida. Descubra agora