Cidade de Guzan,2022.
Dayax está ao lado de sua única amiga, Stella. Ambas estão na escola, mais precisamente no quarto. As duas e mais outros alunos estudam numa escola particular e interna, e o maior desafio para Day é justamente manter contato com todos eles. Ela foi diagnosticada desde criança com autismo e isso faz a mesma se sentir imponente, mas depois que Stella apareceu em sua vida, tudo mudou. Ela acredita fielmente na amiga e confia de olhos fechados na garota loira de olhos azuis, de origem alemã.
— sim, o novo filme que vai sair na Netflix vai tratar de um assunto importante — tagarelando ao pé do ouvido da morena, Stella conta o que ficou sabendo a respeito da novo filme. — podemos ver na sua casa se quiser.
Era até uma coisa legal que Dayax poderia pensar, mas aquilo não era de seu interesse. Em seu íntimo ela amava as ideias da amiga, entretanto, seu maior entretenimento estava em ver a lua. Era um segredo que nem mesmo sua mãe sabia — apesar de ter colocado o nome lua, em seu nome.
— Ah, posso te dar spoilers de vários livros. — Outra coisa legal que ela gostaria de ouvir, se seu interior não desejasse ver a lua. — Amiga, está tudo bem?
— nã... — a loira a interrompeu:
— Vem, vamos caminhar pelo pátio do colégio, sei que gosta de andar um pouco. — Stella conhecia Dayax, ela entendia que a amiga tinha limitações portanto, não era tudo que ambas poderiam fazer, apesar de Day se arriscar muitas vezes, porque ela queria enfrentar seus medos, mesmo Stella pedindo para que a mesma evitasse certas aventuras.
Ambas saem do ambiente, rumo ao pátio. Uma galera está movimentando por lá e isso gera desconforto em Dayax, que segura no braço de Stella muito forte, fazendo a mesma engolir o desconforto e fazer uma careta de dor.
Ao observar, Stella percebe algo errado com a garota, e ver o quanto ela estava estranha quando paralisa no lugar, levando a todos a mover os seus olhos para onde estavam. Em outros momentos, Stella retornaria com a amiga ao quarto e daria algum remédio, só que naquele momento ela jurava que Day iria enfrentar os seus medos e, perceber que aquilo tudo a fazia forte. A amiga queria fazer Day enxergar essa força em si mesma, visto que já presenciou a amiga enfrentar e vencer coisas piores, como a ansiedade por exemplo.
Para Dayax, o apoio de Stella era essencial, só que naquele momento ela queria dizer para a amiga, tudo o que fazia a mesma ficar triste. Mesmo Stella sendo tão boa. Dayax não suportava o fato de enxergar nas pessoas, duas personalidades e odiar a todas justamente por isso. Ela não tinha transtorno e a maioria dos adolescentes com quem vivera, fazia questão de jogar isso em seu rosto. Eles diziam que a mesma tinha problemas e outros, chegou a dizer que ela tinha demônios. O que claro, fez com que ela se irritante e gritasse com todo mundo. Stella entendia isso, e fazia de tudo para ser uma boa amiga e manter Day em harmonia. Ela fazia questão de tratar a amiga com todo carinho possível, mesmo que algumas coisas que inocentemente Day fazia a mesma, lhe chateasse, ela entendia, amava a amiga e entregava a Deus, em suas orações.
Day, não suportava o fato de ter todos os olhares para si, por isso a mesma gritou. Gritou, após o período de paralisia e chorou, deixando sair todo sentimento negativo. Stella se emocionou porque ela sabia que isso gerava conforto em sua amiga, não era birra como julgava a mídia da sua cidade, ao tratar desse assunto. Stella viu, quando a amiga gritou, chorou e começou a tremer vindo a ter um desmaio. Ela não poderia fazer nada, porque já lidara com casos semelhantes vividos por também, a amiga, e sabia que só auxilio médico poderia ajudar nesses momentos.
— Alguém ajuda ?! — olhou desesperada por alguém, e se decepcionado vendo a maioria dirigir os seus olhos a outras coisas, que em sua cabeça era mais interessante do que a jovem. — POR FAVOR!!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Contos para se conscientizar: porque o respeito está nos detalhes
ContoO respeito é essencial e ele mora nos detalhes, mas para que atinja a todos é preciso haver conscientização, em especial, sobre inclusão PCD e valorização da saúde mental. Por isso o Projeto Flor de Lótus reúne neste livro contos variados de divers...