02. Bai Li

13 4 0
                                    

A magnólia branca do lado de fora da janela havia murchado, um mero vento soprando poderia fazer com que ela caísse, tornando o chão branco.

O mestre taoísta estava ao lado da pequena moldura da janela, pela janela entreaberta ele pôde olhar para fora. No meio do pátio encontrava-se um astrolábio gigante que ocupava metade do espaço. No momento, era início da manhã, e a luz do sol brilhando fazia com que as pequenas luzes no astrolábio se apagassem. Somente concentrando seus olhos você podia ver as linhas intrincadas no topo, emaranhadas umas nas outras. Ocasionalmente, uma flor caía nela e murchava rapidamente, como se tivesse sido seca pela mesa.

Seu pequeno e único discípulo, Shi Wuduan, estava sentado ao lado da mesa do astrolábio, a bainha da calça puxada um pouco para cima, revelando o tornozelo - este ano Shi Wuduan completara dez anos, e ele parecia ter começado a crescer, qualquer coisa que ele comia agora aparentemente só servia para alongar incessantemente os seus ossos, e o seu corpo já começava a mostrar a magreza dos adolescentes. Em seu manto externo haviam algumas penas de pássaros, um único fio dourado estava enrolado em sua mão, e seus dois dedos se moviam como se estivessem voando; ele estava habilmente tecendo uma 'fita de donzela' [1].

Esta fita de donzela era o que as meninas de famílias ricas que ainda não amadureceram usavam; a maioria delas era feita de fio de seda, tecida no meio delas poderia haver algumas coisas como pérolas e joias. Nos anos de Daqian, a maioria das meninas preferia trançar o cabelo em vez de prendê-lo em um coque como os adultos faziam. A fita de donzela, com cerca de cinco a sete centímetros de largura, poderia ser amarrada ao longo da trança das garotas; algumas delas tinham um sino dourado preso na ponta, que tilintava quando elas andavam.

Shi Wuduan ainda era jovem, ninguém o ensinou aquilo, no máximo ele viu as poucas shimeis mais jovens entre os discípulos da mestra Kure tecendo aquelas fitas, mas já foi o suficiente para que ele conseguisse descobrir como fazê-las sem nenhuma orientação, o que era o suficiente para mostrar que esse garoto era talentoso nessas coisas pervertidas.

Isto é, até o mestre taoísta dar uma olhada melhor e ficar com tanta raiva que sua barba se levantou - ele reconhecia o fio dourado e as penas de pássaro com os quais esse precioso discípulo estava brincando.

O fio dourado era o fio Duxing [2], colocado no astrolábio quando a montanha Jiulu tinha sua celebração anual. Parece um fio de ouro, mas quando você o segura em sua mão, nota como é extremamente macio, frio como água e muito maleável. Armas sagradas não conseguiam cortá-lo. Ele era tecido pelo bicho-de-seda dourado que vive no cume nevado da montanha Jiulu; todos os anos, apenas algumas centenas de casulos podiam ser colhidos. Mas tudo bem; já que a seita Xuan ainda tinha alguns fios em estoque.

Mas aquelas penas eram incrivelmente brilhantes, sob a luz do sol pareciam estar cobertas por um brilho de lápis-lazúli, a luz refratada realmente era como um arco-íris. Se uma pessoa comum sem cultivo olhar fixamente para ela por segundos, ela se sentirá tonta, e até mesmo seu estado de espírito pode ser tomado por essas cores.

Quanto mais o mestre taoísta olhava, mais se tornava familiar. Ele caminhou rapidamente para o outro espaço, afastou a cortina para o lado e sentiu seu sangue ferver - só então ele viu que o pardal mágico de jade verde que ele mantém como animal de estimação há muito tempo foi depenado desde quem sabe quando. A ave, considerada por muitos a mais bela do mundo, ao vê-lo entrar, pareceu assustada, ergueu o rabo nu sem penas, e piou duas vezes antes de se virar, como se não tivesse face para ver o seu dono.

O pardal mágico de jade verde, segundo a lenda, era cultivado pelos deuses no lago Jiutian, e quase não existem mais em nosso mundo. Eles eram vistos apenas nas regiões mais ao norte, usando ervas de lótus da neve como alimento, água da neve como bebida, e não provavam frutas ou insetos mundanos. Esta ave era a queridinha do mestre taoísta.

Jin Se ‧ Priest [PT/BR]Onde histórias criam vida. Descubra agora