07. Matriz viva

7 3 0
                                    

Independentemente de saber ou não o que estava acontecendo, Shi Wuduan passou a viver no pequeno alojamento que pertencia a Jianghua Sanren.

Na verdade, ele tinha se adaptado facilmente à situação, já que Jianghua Sanren o alimentava bem e permitia que ele lesse os livros na caverna do subsolo como quisesse. E caso ele se deparasse com algo que não entendesse, poderia até mesmo pedir a Jianghua uma dica ou duas - mas, mais importante, Jianghua Sanren tinha um temperamento muito tranquilo. Não importava o quanto ele fosse travesso e criasse problemas, ou o quanto fizesse perguntas chocantes e absurdas, Jianghua era sempre amigável e nunca pegou uma régua de disciplina para bater nele. Após dois meses de estadia, Shi Wuduan já sentia a pele coçar. Ele não estava acostumado com isso.

Depois de dois meses, ele finalmente se sentiu entediado.

A matriz de Zhou Yuan bloqueava o lado de fora. Embora Jianghua Sanren viajasse para qualquer lugar sempre que seu interesse despertava, dentro de seu território ele preferia especialmente paz e sossego. Sabe-se lá quantas matrizes cercavam seu pequeno pátio, de grandes a pequenas. Além dos poucos animais um tanto inteligentes que ele criava, o resto da vida selvagem da montanha parecia saber que ele era difícil de lidar e conscientemente se manteve afastada.

Quando Jianghua Sanren estava presente, ele contava algumas histórias fantásticas e anedotas estranhas. No entanto, na maioria das vezes ele entrava em reclusão, evaporando sem deixar vestígios por três a cinco dias, deixando o trabalho de cuidar de Shi Wuduan cair apenas no ombro de Hetong.

Hetong era incrivelmente chato. As suas falas e ações eram todas rigidamente rotineiras, e sua expressão não mudava nada ao longo do dia. Tudo o que ele sempre dizia era: "Pequeno daoxiong, você deveria ir estudar", "Pequeno daoxiong, é hora de comer", "Pequeno daoxiong, todas as coisas têm consciência, você não deve intimidar os menores" ou "Pequeno daoxiong, você ainda não estudou matrizes, por favor, não ande por aí aleatoriamente."

E assim, embora ele agora pudesse comer e beber o quanto quiser e não tivesse que levar surras, Shi Wuduan não pôde deixar de sentir saudades de seus dias na montanha Jiulu. Lá, ele tinha tantos shixiongs [1], shidis [2], os pequenos yaos no vale de Cangyun e, o mais importante, xiao Li Zi [3].

Ele gostava mais de brincar com Bai Li. Em primeiro lugar, Bai Li era a menina mais bonita que ele já viu. Na sua idade, os meninos tinham apenas uma compreensão vaga de que homens e mulheres tinham que manter distância. Por um lado, eles não queriam ser vistos brincando com outras meninas, mas, por outro lado, desejavam secretamente a atenção das meninas, especialmente a mais bonita.

Exceto que na montanha Jiulu não haviam muitas crianças em torno da idade de Shi Wuduan. Isso, associado ao fato de ser o único aluno recluso do mestre taoísta e, portanto, não ter muito contato com os discípulos externos, explicava por que Shi Wuduan não conhecia a regra infantil de "é constrangedor meninos brincarem com meninas o dia todo". Em vez disso, ele ficava feliz em passar o dia todo se exibindo na frente da mocinha bonita.

Em segundo lugar, Bai Li era amigável. Ela [4] sorria a cada piada que Shi Wuduan fazia, ela dizia "é bonito" não importava o que Shi Wuduan lhe desse, ao contrário das shimeis [5] e shijies [6] da mestre Kure, que ficavam chateadas sem motivo ou conversavam incessantemente umas com as outras o suficiente para fazer as suas têmporas latejarem.

Naquele dia, Shi Wuduan emergiu da caverna no subsolo e estava alongando os ombros quando viu o pardal de jade bicando sementes de arroz no pátio. Ele se aproximou rapidamente e chutou o pardal com a ponta do pé, e o pássaro o bicou ferozmente em resposta - suas novas penas haviam crescido em todos os lugares, menos em seu traseiro, que ainda estava completamente nu. Era hilário e completamente impróprio. Ele tinha sido ridicularizado até mesmo pelos coelhos criados por Jianghua. Seu ego agora estava completamente abalado, então nos últimos dois dias ele estava muito ressentido com Shi Wuduan, o culpado de seu infortúnio.

Jin Se ‧ Priest [PT/BR]Onde histórias criam vida. Descubra agora