CQR - PARTE 5

8 2 1
                                    

CLÁSSICOS QUE RECOMENDO - CQR

CÂNDIDO OU O OTIMISMO - VOLTAIRE

"Cândido ou Otimismo" é uma obra-prima do escritor francês Voltaire,   publicado em 1759, o livro é conhecido por sua sagacidade, ironia e perspicácia enquanto tece sua crítica social e política. Voltaire era descendente da pequena nobreza europeia e frequentou as melhores universidades de seu tempo. Sua escrita é marcada pela mordacidade e um certo cinismo adquirido em sua convivência com os poderosos.

A história segue as desventuras do jovem Cândido, que é ensinado pelo seu mestre Pangloss a acreditar que vivemos no "melhor dos mundos possíveis". No entanto, à medida que Cândido enfrenta uma série de desgraças e tragédias, incluindo guerras, terremotos, injustiças sociais e perseguições religiosas, ele começa a questionar a visão otimista de Pangloss. A frase icônica "Tudo está para o melhor neste melhor dos mundos possíveis" é ridicularizada por Voltaire ao longo da obra, mostrando o absurdo dessa crença simplista diante das adversidades da vida.

No livro falam que o homem não nasceu para o descanso, uma vez que o trabalho afasta de nós os três grandes males: o tédio, o vício e a necessidade. Não sei se concordo com isso hein, mesmo assim recomendo pois é um livro pequeno e que vale a pena conferir.

DIÁRIO DE UMA ESCRITORAOnde histórias criam vida. Descubra agora