Notas do Autor

91 9 36
                                    

Olá! Tudo bem convosco? Dou-vos as boas-vindas a mais um conto!

"Portugal, 2023" foi escrito para o Language Awards 2023, promovido, nos países lusófonos, pelo WattpadContosLP

Como se afigura no título, decidi focar no meu próprio país, Portugal, coisa que nunca tinha feito e que me apareceu um bom desafio. Portanto, segui os prompts 2 e 3 da Língua Portuguesa.

2) Os países lusófonos também têm cidades lindas e modernas. São pessoas muito amigáveis que gostam de conhecer melhor seus turistas e fazê-los se sentirem em casa. Por favor, capture essa energia acolhedora em seu conto ou obra de arte.

3) Portugal é conhecido por seus vinhos incríveis e pelas tradicionais canções de Fado. O Fado é um gênero musical que pode ser traçado até a década de 1820 em Lisboa, Portugal, mas provavelmente tem origens muito anteriores. Tente capturar esse cenário português em seu conto ou obra de arte.

No entanto, este conto foi uma verdadeira aventura! É totalmente ao lado do que eu costumo escrever. É a primeira obra que escrevo sobre o mundo real - quem me conhece, já sabe que as minhas histórias, normalmente, passam-se em cenários futuristas sem correspondência de localização no nosso mundo, realidades alternativas ou mundos fantasiosos. (E sim, acabaram-se os nomes escanifobéticos: as personagens deste conto têm nomes decentes!). Depois, escrevi num estilo um bocadinho diferente do que habitualmente utilizo. É uma noveleta muito musical - por aqui e por ali, há excertos de músicas portuguesas (deixo no fim deste capítulo uma playlist do Spotify, para quem não conheça ou para quem já conheça, mas queira ouvir ao longo da leitura). Além disso, é uma completa junção do passado com o presente - apesar de a narrativa se passar em meados de novembro de 2023, volta e meia estou a evocar acontecimentos históricos relacionados com o Renascimento e os Descobrimentos, com o Estado Novo ou, mais recentemente, com a pandemia. Assim, há imensas referências a tradições, factos e acontecimentos relacionados com o país à beira-mar plantado.

Ainda que se passe no meu país, a construção deste conto exigiu-me muita pesquisa. Tentei ser o mais preciso possível, pelo que andei a ver fotografias, a ler notícias e até a ementa de um restaurante consultei! Boa parte da estruturação da narrativa aconteceu enquanto ia no autocarro e o rádio estava ligado a dar notícias e música. Tira uma ideia dali, tira outra de acolá. E eis que nasce um conto.

É óbvio que não consegui abordar todos os aspetos da cultura portuguesa num único conto, embora tenha tentado incorporar o máximo de informações (mas sem exagerar). "Portugal, 2023" passa-se praticamente todo na Zona Oeste e na região de Lisboa. Porquê? Eu resido na Região Oeste e estudo em Lisboa, pelo que estas são as zonas que conheço melhor.

Espero que consigam ficar com uma perceção do que é Portugal e o que significa ser português, tal como Emma (personagem deste conto) ficou.

Deixo aqui o link da playlist prometida, ideia que só tive já no final da escrita do conto.

https://open.spotify.com/playlist/3MJRWCrfSnYGFRKulwkyYK?si=94ae6fb682a9459c

Portugal, 2023Onde histórias criam vida. Descubra agora