↺ classificação: +16
↺ gênero: romance de época sáfico.
↺ formato: romance.
↺ autor: Vanessa Airallis
★
Iris é uma mulher casada que se apaixona por uma europeia nova na cidade. Elas se conhecem em um baile de carnaval, e por ser casada com um dos homens mais influentes da época, sua família e da de Alice são logo apresentadas. A mãe de Alice comenta que a garota estava com dificuldade de encontrar um marido e Iris logo se manifesta para ajudá-la. Elas começam a passar muito tempo juntas e se aproximar, porém, elas vivem em 1899, portanto se apaixonar não é certo, afinal elas são duas garotas.
★O livro aborda vários temas relevantes, como homofobia interna e agressão contra mulher. Não é o foco do livro, mas como ele se passa no passado, esses eventos eram o tipo de coisa que aconteciam com várias pessoas, então eu achei legal ter trazido em pauta. Sobre a relação das duas: não é a minha favorita da literatura, mas foi bem agradável a experiencia de lê-las. Sua amizade é bem interessante, e ver a Alice se apaixonando e negando isso, é no mínimo intrigante. Achei os personagens secundários bem desenvolvidos e até que gostei de alguns. Valeu a pena, mas não vou ler o segundo, porque acho que já deu pra mim. O final não é feliz, mas tudo bem.