Cap 09 - Medos

2 0 0
                                    

Quando Maria da Luz e Jandira ouviram aquelas palavras de Ângelo, um grande arrepio percorreu os seus corpos, mas para dar apoio ao menino, elas se seguravam para não chorar mais ainda.

Voltando de viagem, João Lucas passam em casa, entra no quarto, não o menino e pergunta do namorado pro pai.

- Ele foi embora. Disse que não aguentava mais conviver com você. Eu também fiquei sem entender muita coisa mas foi isso aí. Ah, a Helena ligou dizendo que tá com saudades mesmo depois de 1 ano terminados.

Respondendo com cara de sonso, Belchior consegue colocar desespero no filho que corre para a casa de Jandira. Chegando lá, o menino implora para entrar.

- Dona Jandira, por favor. Me deixe entrar. O que aconteceu com o Anjinho? Eu mereço saber. Eu fui viajar a mando do meu pai e quando eu volto, ele simplesmente vai embora. Por favor, me explique.

- Olhe João Lucas. Eu só tenho uma coisa para te dizer: você é um menino de ouro, anjinho não tá chateado com você não. Dê o tempo dele. Ele vai te explicar as coisas. Agora vá pra casa, por favor!

Sem sucesso, João fica triste com a situação e se vira para voltar pra casa, quando anda um pouquinho, Jandira grita e o menino vem correndo.

- Ah meu filho, eu ia esquecendo de te dizer: seu pai é um homem mal, me desculpe por isso mas ele é. Um ser humano que fez o que fez com o meu filho não tem perdão.
- Ele fez o que Dona Jandira? Me fala por favor.
- Vá menino. Vá!
Maria da Luz sai olhando nos olhos de João pedindo pro menino ir embora.

Chegando na fazenda, João Lucas entra em casa acusando o pai gritando e dizendo o quão ele é podre.

- Bora, me fala. Me fala. FALA! O que você fez com o Ângelo? Por que ele foi embora. A Jandira me falou que você é mal. Ela falou isso porque têm motivos, me fala logo.

Belchior se faz de desentendido e rebate as falas do filho.

- Você tá perdendo a noção do perigo? Com qual direito você entra na minha casa, sendo meu filho, fala assim comigo?
- Me fala o que você fez.
- Se tem tanta certeza que eu fiz algo, tenta descobrir, filhinho!

Desde que se revelou um grande vilão, o olhar de Belchior, juntamente com sua voz mudou completamente. Agora, seu olhar é frio e não transparece emoção, já a sua voz é calma feita para manipular. O homem se torna uma espécie de diabo manipulador.

Anoitecendo, João Lucas resolve passear pela praia. Sentado na areia olhando pro mar, sente uma mão pegar em seu ombro. Era sua ex-namorada, Helena.
- Helena?
- Sim, João! Como vai?
- Não muito bem. Meu namorado foi embora da minha casa sem ao menos me explicar. Mas por que você tá aqui?
- É uma longa história ahahah..

Helena explica que quando estava indo embora, no caminho seu carro quebrou. Sem ter a quem ligar já que estava sem sinal, recebeu ajuda de um rapaz.

Nessa troca, Helena acaba se envolvendo com o rapaz revelando o nome de Damião e tem um rolo com ele. Agora, ela voltou para continuar sua história com ele. Ela passará um tempo lá.

- Que demais, Helena! Fico feliz por voce.
- Eu tenho certeza que você e o Ângelo se darão bem novamente. E podem contar comigo! Eu sei que errei no passado quando falei aquilo a ele mas estou em paz com isso. Espero encontrar com ele para pedir desculpas.

Helena percebeu que não ia conseguir João de volta. Quando voltou pro Rio de Janeiro depois de ser humilhada por Ângelo, a mulher tomou vergonha na cara, terminou os estudos e se formou em advocacia.

Na casa de Ângelo, Jandira insiste para o menino comer.

- Come filho. Por favor, não deixa sua mãe aflita. Você pode morrer meu filho.
- Eu já morri por dentro mãe. Eu não tenho ânimo para nada. Tenho vergonha até de olhar pra cara do João.
- Vergonha quem tem que ter é ele, Anjinho! Não você. Ele que foi um desgraçado. Ainda estou convencendo sua mãe a ir na delegacia lá em Salvador. Não é tão perto mas consigo comprar duas passagens.

Maria da Luz pede autorização de Ângelo para ir denunciar Belchior, sem sucesso. Mas a mulher não desiste.

O dia amanhece, é dia de lavar roupa e Maria vai com Jandira pro rio das lavadeiras. Ângelo fica sozinho em casa e recebe uma visita.

- O que você está fazendo aqui?
- Precisamos conversar!

Os Dispostos se Atraem Onde histórias criam vida. Descubra agora