Contexto.
-> Bethânia e Gal já estavam em uma espécie de reação quando Mabê necessitou se direcionar sozinha para Londres, resolver problemas a respeito do lançamento de seu novo disco "Maria Bethânia" , deixando sua amada no Brasil.
Porém, devido a implicância dos militares, seu retorno teve de ser adiado, deixando Gal e Maria ainda mais distantes.
__________________________________Terça-Feira; 27.08.1969
Londres.Gracinha,
Hoje te escrevo porque a saudade me apertou. Sei que você anda recebendo milhares de elogios por onde passa, mas, não posso deixar de te parabenizar, uau. "Gal" é uma obra prima, e queria estar aí pra comemorar ao teu lado.
Você é divina maravilhosa de fato.Tenho sentido tanto orgulho de você, e também saudades das vezes que sentávamos juntas em qualquer canto para cantarolar algo, sua voz doce, seu violão suave.. Gil e Caê me chamando de apaixonada. (Não conte a eles, mas estavam certos).
Me desculpe por ser assim, tão complicada, mas é como você mesma me disse: "Betha não é Betha se estiver na monotonia". É sempre assim, você é um ser tão cheio de simplicidade, e eu aqui, me ocultando no véu de meu estranho mistério..
A verdade é que daqui teu cheiro faz falta, baiana. Sem você minha poesia tem perdido o rumo, minhas canções a emoção.. Gal, sem você sou só saudade. Tu é meu medo e minha coragem, minha sede e minha energia. Londres é um lixo se não tenho o teu colo.
Toda bendita manhã olho pro lado achando que você está comigo, mas meus olhos já não encontraram os seus, seu sorriso não me invade de primeira. Parece tortura.
A única certeza que te dou é a de que volto, o Brasil me faz falta, Santo Amaro me clama pela volta. Mas teu abraço é o que eu mais desejo, como bebê que perdeu a chupeta. Assim como a arte resistiu a toda e qualquer ditadura, te prometo que nós resistiremos a esta situação, te prometo que volto independente do tempo, apenas prometo que te amo, sem tamanho ou cabimento.
Te deixo um cheiro e um beijo, na boca, morena. Me escreva quando puder, se não enlouqueço.
Sua, Bethânia.
__________________________________
Oi gente! Decidi criar esta história porque percebi que temos pouquíssimas obras sobre as mamães da MPB! Mas só estou passando pra desejar uma boa leitura, e explicar que a história está sendo baseada totalmente por coisas de minha cabeça! Se tiverem sugestões, me mandem, irei adorar!
VOCÊ ESTÁ LENDO
entre versos.
FanfictionCarta; "é um texto cuja finalidade é estabelecer um diálogo entre duas partes distintas, podendo ser com um interlocutor próximo ou distante do convívio do autor." Pequenas histórias de Gal Costa e Maria Bethânia, ou, como chamo, as mães da mpb!