LAURAApós sete dias comemorando nosso aniversário de casamento, eu estava mais que pronta para voltar à rotina. Matheus havia insistido que desligássemos os celulares e nos entregássemos por completo um ao outro – sem trabalho, sem amigos, só nós dois. Admito que, no início, foi um pouco difícil, mas com o tempo, senti o quão revigorante era estar presente, sem distrações.
Na manhã do nosso retorno, decidi passar pelo restaurante do escritório antes de encarar as responsabilidades que me esperavam. Precisava de café, talvez mais do que o normal. Quando entrei, Mércia estava lá, sentada sozinha, mergulhada em seus pensamentos. Não pude evitar um sorriso curioso ao vê-la tão distante.
— Bom dia, Mércia! Como estão as coisas? — Minha voz saiu leve, mas o interesse em saber o que ela estava tramando era maior.
Ela levantou o olhar, oferecendo um sorriso, mas algo ali parecia forçado.
— Bom dia, Laura. Tudo bem. E você? Como foi a viagem? Revitalizou o casamento?
O jeito como ela perguntou fez meus sensores apitar, mas não dei muita atenção. Mércia sempre teve essa habilidade de parecer preocupada, mas ao mesmo tempo, distante.
— Foi incrível! Ficar desconectada foi mais difícil do que eu pensei, mas acho que era exatamente o que precisávamos. — Acompanhei a resposta com um sorriso de satisfação, mas minha curiosidade já começava a cutucar de novo. — E a empresa? Alguma novidade?
Ela deu de ombros, como quem desconsidera algo importante, e por um instante vi algo passar por seu olhar – talvez tristeza? Não tive tempo de perguntar mais, pois Suzana apareceu como uma rajada de vento fresco, quebrando qualquer clima estranho.
— Laura! Que bom te ver de volta! — exclamou ela, me abraçando como se eu tivesse acabado de voltar de uma longa expedição. — Temos uma surpresa pra você! Hoje à noite vamos fazer um happy hour na Cachaçaria, lá em frente ao lago. Um brinde ao seu retorno!
Não pude deixar de sorrir com a animação dela. Sempre fui fã de uma boa comemoração, especialmente com a equipe reunida.
— Adorei a ideia, Suzana! Contem comigo! — Respondi, desviando o olhar para Mércia, que agora franzia a testa levemente. Algo estava definitivamente errado com ela.
Suzana se despediu com a mesma energia vibrante com que chegou, e me virei novamente para Mércia, que agora estava ainda mais silenciosa e visivelmente inquieta.
— Mércia, o que está acontecendo? Você está estranha. Está tudo bem mesmo?
Ela hesitou, mordeu o lábio, e com um suspiro profundo, finalmente deixou escapar:
— Laura... meu casamento está desmoronando. Estamos nos separando.
Fiquei imóvel por um segundo. Casamento desmoronando? Mércia e o marido sempre pareceram o casal perfeito.
— O quê? Como assim? Vocês sempre foram tão... — comecei, mas logo percebi o quão tolo parecia tentar entender a vida de alguém apenas pelas aparências.
— É, as aparências enganam. — Mércia deu um sorriso triste. — Há tempos que as coisas não estão bem. Mas a gente disfarçava, sabe? Pelo trabalho, pelos outros... Mas chega uma hora que não dá mais. Ele só pensa em trabalho. Não existe "nós" há muito tempo.
— Mércia, sinto muito... — A verdade era que, mesmo com nosso histórico cheio de atritos, não pude deixar de me compadecer. — Se precisar conversar, você sabe que pode contar comigo.
Ela assentiu, e pude ver seus olhos marejados. Mércia raramente deixava as emoções transparecerem, o que tornava aquele momento ainda mais significativo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Além das Telas: Uma Jornada de Amor e Descobertas
Chick-LitPedro Luiz, um jovem carismático e ambicioso, vive no caos vibrante da favela carioca. Em uma noite qualquer, em meio a sua rotina exaustiva, ele se depara com o perfil online de Laura Alessia, uma empresária poderosa e misteriosa. A troca de mensag...