Chega a segunda-feira com todas as responsabilidades existentes para esse dia específico da semana. Percebo que o dia não será bom quando o professor, ao final da aula, chama eu e Daniel para uma conversa. Depois de um fim de semana bom como o que tive, a semana seguinte poderá ser a tropeços e barrancos.
— É com vocês dois que gostaria de falar. — Francisco, nosso professor, nos intercepta antes de sairmos da sala. — O que aconteceu com as notas de vocês? — ele pergunta colocando nossas provas de dias antes em cima da mesa.
Pego minha prova e me assusto com a nota. A prova de Daniel não está melhor que a minha. E eu jurando ter me saído bem.
— Vocês são bons alunos e quero saber se expliquei a matéria de um jeito que vocês não entenderam ou se vocês simplesmente não estudaram. — Francisco se senta na cadeira e tira os óculos, sua expressão cansada. — Vocês foram os únicos com essas notas extremamente baixas.
— Tenho certeza que o senhor explicou perfeitamente bem, professor — falo. — O problema está na canseira que sentíamos no dia da prova. Havíamos feito um show de madrugada.
— Garotos, não façam shows em véspera de prova. Isso prejudica muito o desempenho de vocês. Eu sei o quanto são bons no que fazem, não só na vida acadêmica, como também na profissional e eu ficaria muito chateado em ter que reprová-los.
— Tentaremos não repetir o ocorrido — fala Daniel.
— E não vão repetir. Vou aplicar a substitutiva na quarta-feira depois da aula e espero que vocês se saiam bem. Estamos combinados?
— Sim, senhor — eu e Daniel dizemos em uníssono.
— Estão dispensados.
Saímos da sala desanimados. Para os padrões acadêmicos que estipulava para mim mesmo, fui terrível naquela prova. Não repeti nem uma matéria em cinco períodos do curso e não seria agora que reprovaria. A banda é a minha maior prioridade, mas se é para conciliar com os estudos, tenho que fazer as duas coisas direito.
— Cara, eu falei: deveríamos ter perdido aquela prova.
— Tecnicamente você não falou, só disse que não queria fazer a prova. De qualquer maneira, o professor aplicará à substitutiva.
— Era para fazermos direto a substitutiva. — Daniel me fuzila com o olhar.
— Temos uma segunda chance e você poderia muito bem ter desistido, ninguém te obrigou a fazer.
— Quando o seu melhor amigo vai fazer uma prova lascada, você tem que criar forças para fazer também. Nada mais justo. Isso se chama amizade. Companheirismo.
Reviro os olhos com o drama de Daniel.
— Tem alguma coisa para fazer agora?
— Além de me preparar para uma prova?
— Ah, cara...
— Não — ele responde por fim —, não tenho nada para fazer no momento.
— Vamos até a biblioteca olhar como estão as coisas da banda? Deixei o notebook em casa e não gosto de fazer essas coisas pelo celular.
— Precisamos ver o que aconteceu com o link da entrevista que o Michael colocou em nossa página e se temos alguma novidade em relação aos nossos próximos shows. Passei o fim de semana fora das redes sociais da banda e acho que ninguém abriu nada. Deve tá tudo atrasado.
Sendo assim, descemos para a biblioteca, que fica perto de uma das entradas do campus. Não é permitido entrar com mochilas ou objetos que deem para guardar coisas. É necessário trancar tudo em armários individuais e entrar no local apenas com o que será útil. Além de manter total silêncio.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Feitos de Música (EM ANDAMENTO)
عاطفيةCassandra Elizabeth de Campos possui uma relação intensa com a música. Sua maior paixão é o piano, que aprendeu a tocar quando ainda era criança. Alexander Duarte Rodrigues estuda administração como segundo plano de vida. Seu sonho e prioridade é co...