Naquela mesma noite, enquanto Pilar estava na Bolhas & Bolhas, Gabriel se encontrava na "Tenditudo", a popular lojinha ambulante da Fátima. O professor estava sentado em uma mesa conversando com ela.
— Então professor, o que você tá achando de dar aula no Rosa dos Ventos?
Gabriel sorriu
— Ah, eu tô adorando, as crianças são incríveis, mesmo que alguns alunos deem um trabalhinho, eu tô amando a experiência, a infraestrutura do colégio é maravilhosa, os colegas são legais...
Fátima deu um largo sorriso, e não pôde deixar passar a oportunidade de brincar com o último comentário:
— Ah, os colegas né... Inclusive a professora Pilar - ela deu uma piscadinha.
Fátima foi a primeira a perceber a interação dos dois, e adorava insinuar que eles tivessem um romance.Gabriel riu sem graça, mas concordou:
—É, inclusive a Pilar... É... quer dizer... A professora Pilar...Enquanto conversava descontraído com Fátima, ao olhar para o lado, viu justamente a colega de trabalho, só que acompanhada de César, eles estavam caminhando juntos e vinham na direção dele. César estava visivelmente animado, falando sem parar, enquanto Pilar parecia desconfortável, com seus olhos vagando como se procurasse uma maneira de escapar. E assim que ela avistou Gabriel, seu rosto se iluminou com um misto de surpresa e alívio. Aproveitando a oportunidade, ela o chamou imediatamente:
— Gabriel!
Gabriel ergueu as sobrancelhas, surpreso ao vê-los juntos. Pilar, sem perder tempo, continuou:
— Que bom que você tá aqui! A gente tá indo no cinema, quer ir também? — Ela parecia um pouco desesperada, sorriu, mas, ao mesmo tempo, fez um discreto sinal com as mãos, praticamente implorando para que Gabriel aceitasse.
Gabriel percebeu a situação rapidamente, mas, ao invés de concordar de imediato, decidiu brincar um pouco:
— Hmm... não sei, Pilar. — Ele disse, cruzando os braços e fingindo pensar. — Não quero atrapalhar vocês dois... — Acentuou a última parte com um tom ligeiramente provocativo, observando como ela reagiria.
César, percebendo a hesitação de Gabriel e sentindo-se aliviado, tentou reforçar a saída:
— É, ele deve estar cansado, né? Vamos, Pilar, senão a gente acaba perdendo o filme. Gabriel, fica tranquilo, deixa a gente ir. — César sorriu, batendo no ombro do professor, ele claramente preferia que o concorrente ficasse de fora.
Mas Pilar, sem querer desistir, e notando o tom provocativo de Gabriel, insistiu:
— Claro que não, Gabriel. Vai ser ótimo ter você com a gente. Além disso, você já tá por aqui... — Ela tentava soar casual, mas seu olhar implorava para que ele parasse de implicar e a ajudasse.
Gabriel segurou um sorriso, percebendo o desconforto de Pilar e a determinação em seus olhos.
Fátima, por sua vez, observava toda a cena, e resolveu dar uma mãozinha para a amiga:—Ah Gabriel, vai sim... Vai ser melhor do que ficar jogando conversa fora aqui comigo. Além do mais eu nem posso ficar o tempo todo te dando atenção, tenho que parar toda hora pra atender os clientes... Você é jovem, vai curtir a sua sexta-feira menino!
César ficou chocado com a fala de Fátima, seu rosto refletia uma mistura de surpresa e frustração. Ele torcia internamente pra que o professor recusasse o convite, com seu sorriso se forçando a permanecer.
Já Pilar, ficou visivelmente aliviada e feliz com o apoio de Fátima. Ela lançou um olhar agradecido para a amiga, com um alívio evidente em seu rosto.
Gabriel percebendo esse alívio, decidiu parar de provocar. Com um sorriso sincero, ele disse:
— Bom, se é assim, eu vou com vocês. Não quero ficar atrapalhando o trabalho da Fátima né... - deu uma desculpa.
César tentou disfarçar sua decepção.
Pilar sorriu amplamente, contente com a solução.
— Isso, vamos aproveitar a noite!
Os três se despediram de Fátima e se dirigiram para o cinema; enquanto César e Gabriel trocavam olhares discretos, Pilar se sentia aliviada por ter conseguido evitar a situação desconfortável de ficar sozinha com César.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Wave (Gabrilar)
RomancePilar e Gabriel gostam um do outro, mas ainda teimam em não admitir os sentimentos. O que pode acontecer quando eles finalmente se darem conta de que é impossível ser feliz sozinho?