Pilar, Gabriel e César chegaram ao cinema, onde as luzes coloridas da fachada iluminavam o ambiente e um painel exibia os filmes em cartaz. E logo eles começaram a sugerir qual seria o filme escolhido.
— Esse parece interessante... — disse Pilar, sorrindo ao indicar um filme de romance — O que vocês acham?
César franziu o cenho, claramente desinteressado.
— Romance? Ah, não sei, Pilar. Esses filmes são sempre a mesma coisa... — Ele balançou a cabeça, rindo de leve. — E que tal essa comédia aqui? Aposto que é bem mais divertida.
Antes que Pilar ou Gabriel pudessem responder, o telefone de César começou a tocar. Ele olhou para a tela, reconhecendo o número, e fez uma careta.
— Só um momento.... Oi Cristina, tudo certo aí?!
A expressão em seu rosto rapidamente passou de curiosidade para surpresa, e depois para uma tristeza evidente. Ele tentou argumentar, e a sua voz demonstrou um certo desconforto:
— Cristina, eu... Não tem como eu voltar agora... — Ele fez uma pausa, olhando para os dois na sua frente enquanto escutava a voz do outro lado da linha. — Mas... — Ele começou, mas logo foi interrompido. Após mais alguns segundos, César suspirou, vencido. — Tudo bem, eu tô indo.
Ele desligou o telefone, com o rosto cabisbaixo e um suspiro pesado escapando de seus lábios. Ele explicou, claramente desapontado:
— Era a Cristina. As meninas vão precisar de mim, ela disse que era urgente...
Pilar demonstrou uma leve preocupação ao perguntar:
— Está tudo bem com as meninas?
César balançou a cabeça, tentando minimizar a situação, mas ainda visivelmente frustrado.
— Ah, sim, tá tudo bem. É o de sempre... — Ele suspirou, parecendo cansado. — A Betina e a Cristina se desentenderam de novo. A Cristina tá super irritada...
Pilar, agora mais aliviada, esboçou um pequeno sorriso compreensivo e comentou:
— Bom, conhecendo as duas, é melhor você ir logo. Elas podem acabar... sei lá... revirando o petshop de cabeça para baixo.
César tentou sorrir, mas o desânimo em seus olhos era evidente.
— Poxa, eu queria muito pegar um cinema com você hoje, Pilar. — A confissão saiu de seus lábios com um toque de tristeza. Gabriel a essa altura só observava.
Pilar ficou sem graça, sem saber como responder de imediato, mas logo tentou confortá-lo com um tom gentil:
— Ah, César, não fica assim. A gente pode remarcar, sem problema. — Ela fez uma pausa breve, mas logo tratou de completar: — e as meninas vão poder vir também...
César sorriu um pouco, apreciando o esforço de Pilar em mantê-lo animado.
— Seria ótimo. Vou cobrar, hein? — Ele brincou, mas era evidente que o desapontamento ainda pairava no ar. Se aproximou de Pilar para se despedir, e meio incerto, deu um beijo na bochecha dela, um pouco sem sem jeito, deixando-a sem reação. Pilar corou um pouco, mas sorriu, tentando manter a cordialidade.
— Até mais, Pilar. — Ele disse sorrindo, dando um passo para trás.
— Até mais, César. — Ela respondeu com um sorriso, embora um pouco sem graça.
Gabriel, que até então estava em silêncio, decidiu finalmente falar:
— Tchau, César. — disse, com um tom neutro, mas firme.
O dono do Pet shop parecia ter se esquecido momentaneamente da presença do professor e, surpreendido, tentou disfarçar sua reação e parecer gentil:
— Ah, tchau, Gabriel. — Ele respondeu rapidamente, com um sorriso que não chegava aos olhos, antes de se virar e partir em direção ao petshop.
Gabriel observou enquanto César se afastava, e então voltou sua atenção para Pilar com um leve sorriso.
— Bom, agora que você se livrou do César, a gente pode ir? — disse com um tom misturando humor com uma pitada de provocação.
Pilar sentiu suas bochechas esquentarem e corou ligeiramente, mas não pôde deixar de rir.
— Ah, acho que já que estamos aqui, podemos assistir a um filme, quer? — sugeriu, tentando manter o tom casual, disfarçando seu nervosismo.
Gabriel sorriu, claramente satisfeito com a ideia.
— Claro, por que não? — respondeu ele, ainda mantendo o ar descontraído.
Ela olhou para o painel com os filmes novamente e perguntou:
— Que filme você acha melhor?
Gabriel deu uma olhada rápida no painel, mas logo voltou sua atenção para Pilar:
— Pode ser o de romance que você sugeriu. Por mim, não tem problema.
Pilar arqueou uma sobrancelha, surpresa com a escolha.
— Sério? Você gosta de filmes de romance?
Gabriel deu uma risadinha e balançou a cabeça.
— Olha, sendo bem honesto, eu prefiro os de ação. Mas... Eu sou um cavalheiro, não é? — brincou, piscando para ela.
Pilar riu, sentindo-se mais à vontade, e balançou a cabeça em aprovação.
— Tá, então vamos lá, cavalheiro. — disse ela, levando-o até a bilheteria.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Wave (Gabrilar)
RomancePilar e Gabriel gostam um do outro, mas ainda teimam em não admitir os sentimentos. O que pode acontecer quando eles finalmente se darem conta de que é impossível ser feliz sozinho?