"Se um poema não rasgou sua alma; você não experimentou poesia." – Edgar Allan Poe.
Thomas
- Vocês viram isso? – Eduardo pergunta, entregando uma edição do jornal para Frederico. – No lado esquerdo do verso.
Estamos quase todos reunidos na cozinha, alguns sentados e outros em pé, na bagunça que sempre costuma ser a hora do café.
- "A procura de uma nova voz" – Fred lê no jornal em suas mãos. - ..."para a coluna de ficção do jornal mais ambicionado de Siena." Pelo amor de Deus. É o único jornal da cidade. – Ele torna a dobrar o monte de papel em mãos, exasperado.
- Mas aparentemente decidiram seguir nosso conselho e trabalhar um pouco mais por conta própria. – Alice comenta.
- Acha que isso tem a ver com o que aconteceu no sarau? – Maya me pergunta. – Você sabe...
- Não aconteceu nada demais. – Tranquilizo-a. – Nada do que já não tinha que acontecer.
- Thomas tem razão. – Minha irmã reafirma. – Eles até que reagiram bem. Vão seguir com os projetos deles e nós, com os nossos.
- E quais seriam esses projetos, tenente? – Frederico indaga logo antes de enfiar quase um pão inteiro na boca.
- Na verdade...- Cecília surge do corredor com uma cara transtornada. – É o chefe da redação lá na sala. Ele quer falar com o Thomas. A sós.
Me levanto sob trocas de olhares curiosas e apreensivas e saio da cozinha.
- Thomas. – Um rapaz de cabelos penteados para trás e expressão serena se prontifica antes que eu termine de chegar ao próximo cômodo. – Você não deve me conhecer, mas sou o novo chefe da redação.
Ele não me espera dizer nada enquanto continua:
- Assim que soube que você voltou quis ver com meus próprios olhos. Você é como uma lenda no jornal.
- Eu sou?
- A família Feltrim tem muita influência nessa cidade, só no ramo da cultura já são...
- Eu sou só um integrante do grêmio. – O interrompo. –Se quiser podemos falar disso.
- Ah, sim. Eu quero falar disso. – Diz. Mas então se cala e começa a olhar em volta. - A velha casa amarela...como a conseguiram?
- Eu...
- Você herdou de seu pai, não foi?
- Perdão, mas o que exatamente você quer?
Ele sustenta meu olhar incrédulo por um momento e em seguida solta uma risada despreocupada.
- Em outro momento, então. Precisamos desfazer o mal-entendido com relação a Escala.
- Não houve mal entendido. – Digo, um tanto impaciente. - Acabou.
- Me desculpe perguntar, - Ele ri. – mas, então como pretendem se manter na cidade?
- Nós já temos alguma ideia, não se preocupe.
- Sim, eu me preocupo. – Rebate. – Foi uma decisão irresponsável de vocês.
- Como?
- É muito melhor que sejam nossos aliados. Pode não achar isso porque chegou agora...
- Mas eu não cheguei agora. – Suspiro. - Eu estava aqui quando o grupo foi criado. Por isso sei a diferença.
Ele parece pensar numa resposta que continue favorecendo seus argumentos, mas não diz nada. Continuo:
- Nós podemos compartilhar com vocês nossas novas ideias de trabalho. Tudo será a metade do que costumava ser e prioritariamente voltado para crianças e adolescentes.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Poeta Das Manhãs
RomanceThomas gostava de filmes do Chaplin quando tinha oito anos e aos doze só lia Machado de Assis. Aos catorze ficou surdo e não conseguia mais tocar piano muito bem. "Não é para sempre" as pessoas diziam. "É tudo um pós-trauma que com muita terapia v...