O Debate Definitivo

116 4 4
                                    

Em um lugar sem importância, talvez a imaginação ou a mente de alguém, duas figuras se encontraram.
A primeira, esplendorosa, brilhante ao ponto de cegar, praticamente indescritível. Era Deus.
A segunda, uma pessoa, imperfeita, cabelos desgrenhados, sem sexo definido, com uma pele literalmente colorida e corpo flácido. A Razão.

- Você é definitivamente inferior. Qual o motivo de tal desafio? -  Começou a divindade.

- Inferior. Sempre em sua prepotência bíblica de ordens e conclusões absolutas.
Não é um desafio, mas uma extinção.

- Você! Algo dos homens, minha criação, acha que é capaz de me... -, o indescritível Deus deu um indescritível sorriso, - "extinguir"? - e uma gargalhada.

- Na verdade, acho sim. O que te proponho é: responda algumas perguntas. Temos um trato?

- Sim, porém, também quero fazer perguntas.

- Feito.

- Eu começarei - disse o ser sobrenatural, - se é tão eficiente para o bem maior da humanidade, por que causou tantas mortes?

A razão, antes de responder, sorriu.

- Toda técnica humana, de um martelar até uma bomba atômica envolve o meu uso. Quanto a isso, posso responder que simplesmente estou em todos os humanos, para livre uso de cada um. Diferente de você, que supostamente é bom, contudo...

Deus interrompeu veementemente:

- Já respondeste! Faça seu questionamento!

- Como quiser - a razão pareceu pensar e calcular bem seus próximos atos. - Você é onipotente, onipresente, onisciente e onibenevolente. Portanto, é todo poder, todo sabedoria e ciência, está em todo lugar e é todo bom. Correto?

- Sim, com certeza.

- Nesse caso, o mal não existe. Afinal, você se opõe ao mal, pode destruí-lo com seu poder, sabe como fazer isso e está onde o mal está. No entanto, observe a realidade: o mal existe.
Então, você é fraco para deter o mal, não sabe que ele existe, não sabe onde ele está, ou sua própria natureza é má?

- Ora, não sabe do livre-arbítrio que dei aos homens?

A razão interrompeu Deus:

- E também às mulheres...

- Pois sim - continuou o Ser celestial -, é culpa do livre arbítrio.

- Então não serve de nada rezar ou servir você, correto? Afinal, você não interfere em nada, deixa o mal existir, etc.

- Não é a minha vez? - disse Alá. A racionalidade assentiu, e Ele prosseguiu:

- Você só trouxe problemas aos homens. Em tempos imemoriais, a humanidade não detinha em seu seio tamanho cinismo e falta de compaixão com o próximo. Coisas que lucro e sucesso, coisas que você criou, trouxeram.

- Interessante você dizer isso. Durante 100 mil anos, enquanto a espécie humana se desenvolvia, em meio a estupros, assassinatos, mortes em massa por doenças... Onde estava toda essa paz e caridade? Eu trouxe a medicina, a técnica, o domínio sobre a natureza... E você?

- Qual sua pergunta? - Jeová estava irritado.

- Você, oh Deus, foi criado pelos homens. Quando o sexo masculino se viu subjugado pelo feminino no domínio social, inventou Deuses homens (isso inclui você) como uma ferramenta de controle e dominação. Isso é um fato, aconteceu.
Logo, você não criou nada, não serve para nada, não é nada.
Só um obstáculo para o bem que devo trazer ao mundo.

A Razão agora estava sozinha naquela mente, e tinha muito a fazer.

Deus e a razão.Onde histórias criam vida. Descubra agora