— Theo, fale-me sobre como foi sua noite de aniversário de casamento. Estava bastante ansioso sobre isso em nossa última consulta. — O psiquiatra me fitava atento, como se tentasse ultrapassar o verde de meus olhos em busca de minhas mentiras.
Ajeite-me na cadeira incomodado, escolhendo as melhores palavras a serem ditas. Estava farto da imposição de ir duas vezes por semana nas sessões terapêuticas, para tentar recuperar meu cargo de cirurgião. Suspirei derrotado.
— Saí para jantar com uma amiga.
— Amiga?
— Bem, mais para uma paciente. — ele manteve o olhar cravado em mim, claramente à espera de detalhes, nunca estava satisfeito com frases curtas. — Eu fiz uma sutura quando ela se cortou e como ela é assídua do hospital meio que nos tornamos amigos.
— Interessante. Por que essa amizade agora?
Na verdade, nem sabia se podia realmente dizer que eu e Laís éramos amigos, mas não quis explicar todas as confusões que salpicavam em minha mente. Se começasse a entrar nestas, talvez o psiquiatra me deixasse mais tempo em terapia mandando para mais longe meu sonhado cargo. Respirei fundo novamente, buscando uma forma de simplificar.
— Ela é bem alegre, parecia alguém interessante para conversar.
— A felicidade dela foi o suficiente para querer se aproximar e criar uma amizade?
— Provável. — ou seria o fato dela ser a única presente em um momento de crise?
— Isso é bom. Fazer amizades é um sinal de sua melhora.
Será que ele pensaria o mesmo se soubesse que o jantar com Laís foi acometido por um longo momento de desespero? Desviei o olhar com um receio tolo de ter a verdade descoberta.
O relógio da parede indicava, para meu alívio, o final da sessão. O psiquiatra continuava a me encarar com olhos penetrantes.
— Essa sua nova amizade me diz que está lutando. Um primeiro degrau, Theo. Mas não se apoie só nisso, a sensação de alegria deve vir de você, de estar em paz consigo mesmo e não de outra pessoa. Pense nisso! Voltamos ao assunto em nossa próxima sessão.
Aliviado, deixei a clínica psiquiatra. Eu não dava real importância às reflexões daquele homem sobre meus atos, apenas me perguntava o quanto ele demoraria para me considerar apto novamente a cirurgias. Contudo, a previsão de falar sobre Laís na próxima sessão amenizava a angústia constante sentida ao me sentar naquela poltrona, pelo menos me daria uma folga nos assuntos realmente difíceis.
Saí da clínica com a maior rapidez possível, e entrei no hospital. Ali sim eu me sentia confortável. Klaus me interceptou com olhos aflitos no corredor de acesso à emergência.
— Como está, Theo? — meu amigo pousou sua mão sobre meu ombro, com grande pesar. — Eu me esqueci por completo que dia foi ontem. Sinto muito! — Ele sacudiu a cabeça frustrado, como se fosse o pior amigo do mundo. — Só me dei conta hoje de manhã quando Eunice me perguntou sobre você.
— Estou vivo, se é isso que te preocupa. — falar sobre os sofrimentos da noite anterior não me interessava, deveria ser uma página virada. Por que ninguém entendia isso?
— Eu não devia ter te deixado sozinho. Eu...
— Não se preocupe — interrompi e forcei um sorriso, não o deixaria se sentir culpado por minha dor. — Passei o tempo jantando na casa da Laís.
— A garota do sanduíche? A tal "ratinha de hospital"? Como foi parar na casa de uma paciente? — Klaus me fitou confuso, como se tivesse perdido uma parte da história.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Corações Ressuscitados
RomanceAlguns corações precisam ser ressuscitados para continuarem vivos. Alguns precisam de desfibriladores, outros de compreensão. Esta é a história de Laís, uma jovem sorridente, que nunca soube se seu coração doente teria forças para bater mais um ano...