Umbanda vista la de Aruanda

770 25 3
                                    

Historia da falange dos baianos na umbanda .

Diz que Lampião e Zé Pilintra estiveram a ponto de brigar por causa de Maria bonita.

Um dia desses passeando la pelas bandas de Aruanda ,escutei um conto interessante ,

Uma história sobre o encontro de Zé Pilintra com Lampião.

Dizem que tudo começou quando ,Zé Pilintra, malandro descolado na vida tentou aproximar-se de Maria bonita , pois achava ela mulher formosa muito atraente e forte .

Virgulino , ou melhor lampião , não gostou nada nada da história , e veio tirar satisfação com o Zé.

Então você e o tao de Zé Pilintra ? Olha aqui cabra , devi te encher de balas , mas não iria adiantar Tamo tudo morto ja ! Mas escuta bem se tu mexer com Maria bonita de novo ,vou dar um jeito de te mandar pro inferno...

Inferno ? Hahaha, eu entro e saio dela a toda hora, num vai ser novidade pra mim , respondeu o malandro .

Alem do mais , eu nem sabia que a gracinha da Maria tinha esposo! Então e por isso que ela vivi a me esnobar.!

Gracinha ? Olha aqui seu cabra safado , tu cobre a lingua pra falar dela se não tu vai conhecer quem é lampião ! disse Virgulino já puxando uma peixeira ,JS que não era nem nunca seria homem de muita paciência .

Que isso home você está me ameaçando ? Perguntou Zé Pilintra

Você acha que aqui tem bobo? Zé Pilintra estalou os dedos e apareceu toda uma falange de espíritos amigos do malandro , afinal ele conhecia a fama de lampião , e sabia que a parada ali era dura .

Mas lampião também tinha formado uma falange , ou bando como ele gostava de chamar ,assovio como nos tempos do sertão e todo o bando de cangaceiros chegaram para participar na briga .

A coisa parecia não ter maus jeito , quando um espírito de jeito simples com um chapéu na cabeça , camisa branca ,cabelos enroladas chegou dizendo ;

Oooooxxxxi ! Mais que é isso aqui ? Cumpadi lampião bota essa prixeira na bainha ,! Oxente Zé ,tu não mexeu com Maria bonita de novo foi ? Mais eu tinha te avisado oooxxxi recolhe essa navalha vamos conversar camaradas .

Nada de conversa esse cabra mexeu com minha honra agora vai ter oque merece.
Disse lampião enfurecido;

To esperando olho de vidro !
Respondeu Zé Pilintra .

Pera ai pela amizade ,que vocês dois tem por mim , ''Severino da Bahia vamos abaixar ad armas e vamos conversar agora !

Severino da Bahia era um grande babalorixá e que tinha muito Áfeiçao por ambos , os dois por consideração a ele baixaram ad armas , afinal a coisa que mais prezavam era uma boa amizade e lealdade.
Então Severino disse ; olha aqui Zé esse e Virgulino Ferreira da Silva o cumpadi lampião , conhecido também como rei do cangasso ,ele foi o líder de um ,movimento quando encarnado chamado banditismo ou cangaço correndo o sertão nordestino com sua revolta e luta por melhores condições de vida , distribuição dr terra , fim da fome e do coronelismo .

Mas sabe como é cometeu ,muitos abusos , acabou por fim desvirtuando e gerando muita violência .

Lampião concordou ;
E verdade. com certeza a minha luta rota justa , mas o meio pelo qual lutei não foram ,nem de longe os melhores disse lampião assumindo um triste semblante .

Eu sei como e , também fui um homem que lutou contra todaa exploração e sofrimento que o pobre favelado sofria no rio de janeiro .

Nasci no sertão de Alagoas , mas os piores e melhores momentos e os piores momentos da minha vida foram no Rio De janeiro

Mesmo eu que personagem malandro da época,malandragem era um jeito esperto, esguio ,ligeiro de driblar os problemas da vida , a fome a miséria ad tristezas ,mas como você eu também cometi mui to excessos fui muitas vezes muito violento e passar de morrer e terem me transformado em herói ,sei que não fui a metade fo que dizem sobre mim.

Desta vez era Zé Pilintra que perdia o tradicional sorriso no canto da boca ,e dava vazão a sua angústia pessoal
Lampião baixou a guarda.

Sabe Zé ate que você não e tao ruim assim quanto eu pensava ,podem baixar as armas homens ,de hoje em diante nos cangaceiros vamos respeitar Zé Pilintra, afinal ele lutou e morreu pelos mesmos ideais que os nossos com as mesmas angustia e a mesma dor no coração.

O mesmo digo eu ! Onde lampião precisar Zé Pilintra vai estar junto pois eu pósso ser malandro , mais traíra e nem falso eu não sou .
Gostei de você e quem e meu amigo eu acompanho ate a morte .




''Umbanda  Para  Umbanda''Onde histórias criam vida. Descubra agora