lenda de Ogum

946 33 0
                                    

Ogum vivia em sua aldeia . Quando um dia foi requisitado para uma guerra ,que não tinha data para acabar .

Antes de partir ,ele exigiu que os habitantes de sua aldeia dedicassem um dia em sua homenagem ,fazendo o sacrifício de jejuar e fazer silêncio absoluto, alem de outras oferendas .

Ogum partiu em sua longa jornada ,para o campo de batalha ,onde permaneceu por sete anos .

No regresso a sua aldeia ,,caminhou durante muitos dias , sentindo muto cansaço ,fome e sedento , na primeira casa que encontrou pediu agua e comida , mas ninguém o atendeu .

Naquela casa todos olhavam fixamente para o chão.

Resolveu entao fazer outra tentativa na próxima casa , mas a cena mais uma vez foi a mesma oque despertou sua ira .

Ele esbravejou com os habitantes exigindo lhes que fala cem com ele ,mas ninguém obedeceu .

Ogum não se conformava com tanta falta de respeito ,depois dele Ogum ter lutado tanto ,ele espereva uma recepção calorosa em sua aldeia ,mais ao invés disso só encontrou silencio .

A medida que foi adentrando as cidade a mesma coisa se repetia casa apos casa ,Ogum nem imaginava oque acontecia ,pergunta e n aso obtinha respostas ,sua ira já estava incontrolável quando chegou ao centro do povoado ,onde havia muitas pessoas.

Estranhou o fato d ed ninguém estar conversando , perguntou a eles onde estavam suas familias mas não obteve resposta ,realmente era uma afronta .

Foi assim que Ogum evocando todos seus poderes. Dizimou sua propia aldeia .

Caçadores que passavam pela cidade entre eles seu filho ,o reconheceram e tentaram se aproximar , mas vendo que era tanta e incontrolável sua ira ,resolveram evocar exu para acalma lo

A ira de Ogum finalmente foi finalmente ,aplacada .

Seu filho indignado ao ver tanta destruição ,indagou o motivo de tanta atrocidade.

Ogum respondeu que as pessoas lhe faltaram com respeito ,quando não o reconheceram .Precisavam de um castigo .
Foi então que seu filho o fez lembrar das exigências que fizera antes de partir para a guerra .

Ogum envolvido em tanto remorso ,empunhou sua espada a cravando no chão abriu uma fenda a qual ele foi sugado para dentro para nunca mais ser visto .

''Umbanda  Para  Umbanda''Onde histórias criam vida. Descubra agora