Professora, esposa, mãe e amiga.
Sabiam de tudo a respeito de nós, antes mesmo de irem ao bar. Cidade do interior. Sabe como é, um fala aqui, outros lá e assim as histórias se espalham feito rastilho de pólvora.
Professora Mariana e seu esposo Josué eram frequentadores assíduos do lugar, não por conta da comida ou bebida ali servidas, mas por ser ponto de encontro entre amigos para uma cerveja gelada no meio da semana.
Naquele dia chegaram mais cedo que o habitual e quando ela olhou para mim de perfil, conforme ela mesma me relatou posteriormente, gostou de imediato. E posso assegurar que a empatia foi imediata de ambas as partes!
Mariana sempre muito falante conquistou-me rapidamente. Josué com sua ginga de capoeirista é um capítulo à parte.
Seus dois filhos, Paulo e Gabriel, me conquistaram como se conquista a uma irmã adotiva recém-chegada, e assim tornei-me filha, irmã e cunhada da Norinha. Ganhei uma família.
E nesta família nova há um integrante que é um digno de um parágrafo inteiro, o Nego. Cão de guarda que elegeu Josué para ser seu, pois nesta história de amor, não é o Josué o tutor do Nego e sim o contrário. Quando saímos à noite, Nego sempre nos acompanha pela rua, cuidando de nós.
Que família gostosa e divertida. Amigos!
Mariana e Josué são partes integrantes do bar, ajudaram-me na cozinha, no caixa, como garçons, sobretudo como amigos.
Quando fui a Buenos Aires, meu marido ficou sozinho no bar e em uma bela tarde de muito sol, ligou para a Mariana e disse apenas HELP! E em instantes lá estava ela.
Noutra ocasião atendeu aos meus apelos, quando liguei e apenas cantarolei, "Preciso, preciso de você aqui". Companheiros imbatíveis e incansáveis.
Uma guerreira, assim é minha mãe preta.
Não tenho como falar do bar, sem falar dela, sem falar da família dela. Este livro relata histórias vividas no bar, cada qual com seu toque de fantasia, mas com uma essência baseada em fatos reais. Por isso resolvi dedicar umas linhas a esta família. Eu não teria como eleger apenas uma das muitas histórias que vivenciamos juntos no bar.
Apenas literalmente, agradeço!
Trecho da canção "Preciso de você aqui" de Zezé de Camargo
VOCÊ ESTÁ LENDO
Tudo Aconteceu no Bar! Crônicas Cariocas
ComédieCantinho das Delícias, um bar simples que virou ponto de encontro especial entre amigos. O bar não existe mais e este livro foi concebido para ser uma coletânea de crônicas divertidas sobre este lugar especial, mas findou por se tornar um registro p...